A forma correta é umedecer ou umidecer? A palavra é escrita com a letra E ou com a letra I? Neste artigo, resolvemos essa questão e explicamos a origem do vocábulo. Vamos lá!

Com E ou com I?

Muita gente pensa que o correto é umidecer, por fazer uma associação com o adjetivo úmido. No entanto, o certo é UMEDECER. O verbo vem do latim humere, que significa estar molhado, úmido. Já o adjetivo úmido tem origem no latim humidus.

Transitividade

O verbo umedecer é transitivo direto, ou seja, pede um complemento, mas não pede preposição.

ex: A cozinheira jogou leite para umedecer a massa.

Gostou da dica? Então, vale a pena você assistir ao vídeo que fizemos sobre a diferença entre cerrar e serrar:

***

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .