Sabemos desde pequenos, graças às aulas de português e história, que nossa língua é derivada da colonização portuguesa. Mas, não foi só por aqui que o português virou o idioma principal.
Abaixo vamos mostrar quais países têm a mesma língua que a nossa, mesmo que os sotaques e dialetos possam, em alguns casos, dificultar um pouco a nossa compreensão, e um pouco das suas características.
Chegou a hora de conhecê-los!
Por que outros países também falam portugês?
Normalmente, os colonizadores de novos países, podemos assim dizer, acabam por impor sua língua mãe aos colonizados, como aconteceu no Brasil, por exemplo.
Os indígenas, que já estavam por aqui bem antes dos portugueses, aprenderam a falar o nosso idioma para conseguirem um mínimo de comunicação compreensível.
Quais os continentes que falam portugês?
Nosso idioma é relativamente popular, já que é o quinto mais falado no mundo, e abraça dez países e quatro continentes que são a América, Europa, África e – pasmem – na Ásia também.
Então agora vamos saber quais são esses locais que falam, literalmente, a nossa língua.
Conheça mais sobre os 10 países que oficialmente usam o português
Seguem os países que têm o portugues como primeiro ou segundo idioma, divididos por continentes.
Países que falam portugues na África
Angola
Este país africano, cuja capital é Luanda, foi colonizado por Portugal no século XV, e somente no ano de 1975 se tornou independente. Tem como línguas principais o portugues e o quimbundo, mas pelo país se ouvem diversos dialetos.
Sua capital é Luanda, e a característica mais incrível dos seus habitantes é a franca camaradagem com os brasileiros, e a hospitalidade de maneira geral. Possui belas praias, pequenas ilhotas, e começou seu desenvolvimento no setor de turismo mais recentemente, devido aos conflitos que lá existiam.
Cabo Verde
Este arquipélago situado no oceano Atlântico, próximo a Costa Africana, se tornou independente de Portugal também em 1975. Apesar do pprtugues ser sua língua oficial, por lá também falam crioulo cabo-verdiano, francês e inglês. Além de praias e um vulcão extinto, Cabo Verde tem um projeto de biodiversidade que encanta moradores e turistas, e, seus vales são uma atração à parte. Vale a visita.
Guiné-Bissau
Outro país africano colonizado por Portugal, sua independência se deu em 1973 quando seu nome ainda era Guiné Portuguesa, passando então ao atual. O português e o kriol são suas principais línguas. O arquipélago de Bijagós é composto por pequenas ilhotas, com belas praias e paisagens interessantes.
Não podemos deixar de mencionar a simpatia e hospitalidade dos habitantes do país, uma calorosa acolhida.
Guiné Equatorial
Situado na África, colonizado por Portugal em 1471, e sendo cedido à Espanha em 1778. Por lá se falam português, espanhol e francês. A ilha de Bioko é uma importante atração turística, já que além de abrigar a capital do País, oferece praias, florestas e vulcões.
Moçambique
O país localizado na África, se tornou colônia portuguesa em 1505, se tornando independente em 1975. Seu idioma oficial é o português, mas existem muitos dialetos, como tsonga e macua.
Após muitos anos de guerra civil, o turismo vem se tornando um importante fonte de renda para o país, que atrai mergulhadores de todo o mundo com suas águas cristalinas. Em especial o arquipélago de Bazaruto, onde a ilha com o mesmo nome promete visuais incríveis.
São Tomé e Príncipe
Nosso último país da África, foi em meados do século XVI que se tornou colônia de Portugal, e independente em 1975. Além do portuguêsm sua língua oficial, os dialetos são bastante comuns. Por lá é possível encontrar praias repletas de vida marinha, projetos de ecoturismo, e florestas com muitas espécies preservadas de fauna e flora.
País que fala portugues na América
Brasil
É o maior país da América do Sul, e se tornou colônia portuguesa no ano de 1500. Sua independência veio em 1822, e são falados aproximadamente 270 idiomas no seu território. É o país com maior população falando a língua portuguesa.
Na maior parte do país o clima é bem tropical, com um verão capaz de lotar as praias do seu extenso litoral. Seu território abriga 26 estados além da capital, e cada um deles tem seus atrativos e encantos.
O povo é, em sua maioria, bastante hospitaleiro, e seu setor turístico muito promissor já que o país conta com locais lindos, pitorescos, praias inesquecíveis, serras lindas, e a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia.
Países que falam portugues na Ásia
Macau
Até na Ásia se fala português, língua co-oficial do país. Se tornou independente de Portugal em 1999, voltando a fazer parte da China. Suas grandes atrações turísticas são os resorts e seus cassinos, que valeram o apelido de Las Vegas chinesa
Timor Leste
Colonizado em meados do século XVI por Portugal, tornou-se independente em 1975. O português e o tétum são as línguas oficiais, mas pode-se ouvir pelo país diversos dialetos. Mercados populares, praias propícias ao mergulho, culinária local, montanhas e lagoas são as melhores atrações turísticas do país.
País que fala portugues na Europa
Portugal
O país espalhou colônias por três continentes, e apesar de seu idioma oficial ser o português, lá também se fala o Mirandês. O país oferece muitas opções para quem quer visitá-lo, em matéria de cultura, vida noturna, construções imponentes e uma culinária local famosa em todo o mundo.
Você sabia que existem outras regiões que também falam o português?
Em algumas regiões também é possível ouvir o português, que foi levado por imigrantes e é utilizado em algumas comunidades por seus descendentes. Abaixo os locais:
Região | País |
Damão | União da Índia |
Diu | União da Índia |
Goa | Índia |
Malaca | Malásia |
Ilha das Flores | Indonésia |
Batticaloa | Sri Lanka |
Ilhas ABC | Caribe |
Outra curiosidade sobre a língua portuguesa
Na América do Sul, em alguns países onde o português não é a língua oficial, há várias comunidades que falam o idioma como no Uruguai, Venezuela, Paraguai e Guiana.
CPLP – Você sabe o que significa essa sigla?
CPLP não soa familiar? Nunca ouviu falar dessa sigla?
Pois bem, em 1996, um grupo de países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe) tomaram a decisão de fundar a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com sede em Lisboa, capital de Portugal.