Afinal de contas, qual o feminino de analista judiciário? Neste artigo, vamos resolver essa questão por meio da análise de cada um dos termos da expressão. Vejamos!
Tópicos deste artigo
ToggleAnalista
O substantivo analista é comum de dois gêneros. Isso significa que ele possui somente um gênero para feminino e masculino, sendo a distinção entre um e outro feita pelo uso dos artigos (a, o, um, uma).
ex1: Júlio é um ótimo analista.
ex2: Márcia é uma ótima analista.
Judiciário
Já judiciário é um adjetivo biforme. Isso quer dizer que ele varia de acordo com o gênero da pessoa a quem se refere.
ex1: Osvaldo é um excelente analista judiciário.
ex2: Carla é uma excelente analista judiciária.
Pronto! Fechamos a questão. O feminino de analista judiciário é analista judiciária.
Lei
Vale destacar também a Lei 2749 de 1956. Apesar da antiguidade, ela não foi ainda formalmente revogada.
Esse normativo estabelece, em seu artigo 1º, que, sempre que for possível, deve haver a variação de gênero na grafia dos cargos públicos:
Art.1º Será invariavelmente observada a seguinte norma no emprego oficial de nome designativo de cargo público:
“O gênero gramatical desse nome, em seu natural acolhimento ao sexo do funcionário a quem se refira, tem que obedecer aos tradicionais preceitos pertinentes ao assunto e consagrados na lexeologia do idioma. Devem portanto, acompanhá-lo neste particular, se forem genericamente variáveis, assumindo, conforme o caso, eleição masculina ou feminina, quaisquer adjetivos ou expressões pronominais sintaticamente relacionadas com o dito nome”.
Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao vídeo que fizemos sobre quando usar os prefixos grão e grã: