O ser humano sempre sentiu a necessidade de se comunicar para transmitir informações, emoções, ideias, desejos etc. Entender e ser entendido sempre foi uma questão inevitável entre os indivíduos, por isso o homem encontrou inúmeras formas de se expressar ao longo dos séculos.

Gestos, expressões faciais, músicas, danças, desenhos, pinturas, esculturas… esses são só alguns exemplos. Mas não há como negar que, de todas as formas de comunicação que existem, a linguagem verbal é a mais eficaz, sendo manifestada pela fala e pela escrita. Ambas as manifestações tem como matéria-prima a palavra, e o homem foi descobrindo inúmeras formas de utilizá-la com o passar do tempo.

De modo geral, podemos dividir toda a nossa comunicação verbal em literária e não literária. Enquanto o texto não literário tem como objetivo principal informar, esclarecer, explicar, ou seja, tem um aspecto mais utilitarista, o texto literário faz o uso estético da linguagem verbal falada ou escrita, por isso é considerado uma arte, a arte literária.

Mas o que é arte?

Dentre os muitos significados de arte, podemos destacar estes que aparecem no dicionário on-line da Porto Editora:

• expressão de um ideal estético através de uma atividade criativa;
  • conjunto das atividades humanas que visam essa expressão;
  • criação de obras artísticas (…)

Ou seja, podemos compreender a arte como uma atividade criativa que visa a expressão de ideias, ideologias, sentimentos, emoções, culturas e tudo mais que se desejar externar.

São exemplos de manifestações artísticas:

• literatura;
  • música;
  • dança;
  • teatro;
  • escultura;
  • arquitetura;
  • pintura;
  • cinema;
  • fotografia;
  • desenho;
  • jogos eletrônicos;
  • arte digital.

E o que é literatura?

Literatura é a arte que se expressa por meio de palavras. Além disso, também pode fazer referência tanto ao conjunto de obras literárias de um país, de uma cultura ou de uma época, quanto à disciplina que realiza estudos literários.

Normalmente, o texto literário tem finalidade recreativa, mas por vezes leva o leitor a refletir e questionar sobre os problemas sociais e sobre a própria vida, visto que apresenta a ideologia do artista diante de determinado tema.

Para identificar se um texto é literário, basta observar se ele apresenta as seguintes características que são peculiares a esse tipo de escrita:

• ausência de compromisso com a realidade, ou seja, é fictício. Assim o mundo real por vezes se mistura ao mundo da fantasia;
  • pode ser escrito em prosa ou em verso;
  • se for em prosa, pode apresentar enredo, narrador, personagem, tempo e espaço;
  • se for em verso, pode apresentar eu lírico, estrofe, rima, ritmo, métrica;
  • desperta emoções e sentimentos;
  • pode retratar o presente, o passado e o futuro;
  • perpetua-se tempo afora, atravessando gerações.

Quanto à linguagem:

• é subjetiva;
  • evidencia a função poética da linguagem;
  • pode ser formal, informal ou, até mesmo, a mistura das duas;
  • utiliza recursos sonoros, sintáticos e semânticos, tais como: conotação, simbologia, figuras de linguagem, vícios de linguagem, expressões idiomáticas, polissemia, ambiguidade, desvios gramaticais propositais, variações linguísticas, entre outros recursos estilísticos.

São exemplos de textos literários: poema, música, romance, crônica, conto, conto de fada, fábula, teatro, lenda, paródia, história em quadrinho, tirinha, charge etc.

Quais as funções da arte literária?

Neste artigo, vimos que a arte literária é a forma de arte que é materializada em palavras e que expressa de maneira estética o pensamento do autor em seus escritos.

A arte literária tem 5 funções principais:

1. Comunicação: essa função trata da possibilidade de nos comunicarmos através de elementos literários e também de aprimorarmos nosso pensamento e nossa retórica por meio da literatura.
  2. Sociedade: a função social está relacionada com o papel e o impacto que a literatura tem sobre a sociedade. Isso é bem representado pelos movimentos literários (parnasianismo, barroco, modernismo, etc.). Muitos deles foram responsáveis por jogar luz em questões sociais importantes, como a o racismo, a escravidão, o colonialismo, entre outros.
  3. Imaginação: a função imaginativa é a que nos estimula a ser mais criativo e a construir novos mundos e explorar novas ideias através da literatura.
  4. Prazer: essa função está relaciona ao deleite e ao relaxamento que a literatura pode trazer. Para muitas pessoas, ler um livro é um momento de lazer e entretenimento.
  5. Linguagem: essa função está ligado ao desenvolvimento da linguagem. Por meio do contato com grandes autores, nós temos contato com estruturas mais elaboradas e sofisticadas da nossa língua, isso nos ajuda a ampliar nosso vocabulário, a expandir nossa visão de mundo e a nos expressarmos de forma mais efetiva.

Gostou do artigo? Então, continue seus estudos com o nosso Guia da Literatura.