O pleno desenvolvimento da escrita começa bem antes de a criança sistematizar suas ideias “no papel” e explorar o mundo de forma dinâmica, criativa e sensível. Formar palavras, reconhecer sílabas e escrever nomes são um desafio para toda criança que inicia o processo de leitura e escrita, e inúmeras atividades podem (e devem) estimular nelas o desejo e a prática da escrita.

E muitas dessas brincadeiras precisam envolver o corpo, para incrementar as habilidades motoras. Porém, escrever não é só fundamental para o desenvolvimento escolar da criança, mas também para potencializar a imaginação.

Por isso, a brincadeira é uma das formas mais potentes de estimular a aprendizagem nos primeiros anos da educação infantil. Ao introduzir exercícios divertidos, o incentivo à escrita fica explícito de um jeito muito agradável.

Há muitas maneiras de estimular a escrita de forma criativa. Que tal, por exemplo, um bingo de sílabas? Ou o velho e bom “stop”? Por que não caminhar sobre letras ou escrevê-las na areia? Com certeza, cada uma dessas atividades – e muitas outras – são ferramentas para guiar os pequenos em busca do domínio da escrita.

Veja a seguir algumas ideias:

1) Bingo em família

O jogo é uma forma divertida de fazer com que os pequenos aprendam sobre as famílias silábicas. Elabore cartões coloridos e preencha algumas palavras, mas deixe faltando algumas sílabas. Em seguida, faça um sorteio dessas sílabas que faltam para que a criança possa preencher as palavras nos cartões.

2) Dinâmica dos nomes

Separe num papel o nome de palavras da vivência da criança e peça a ela que ajude a soletrar um nome de cada vez. Se possível, peça para apontar para o objeto ou a pessoa correspondente depois de soletrar e escreva você mesmo em um quadro ou no papel o nome ditado. Isso ajuda a entende o alfabeto e a fazer relações entre a escrita e a leitura de palavras importantes.

3) “Stop”

Bem popular em reuniões de família, a partida começa com a escolha de uma letra do alfabeto. Os participantes devem escrever em um papel os nomes de objetos, cores, frutas, nomes próprios e outras categorias que comecem com aquela letra. A atividade ajuda a memorizar palavras e a fazer associações dinâmicas de sons e letras.

4) Escrever uma história

A criança deve usar dar asas à imaginação para contar sobre sua vida ou um assunto de que gosta muito. Isso irá ajudá-la a escrever frases completas, a ler e expressar emoções, desenvolvendo assim várias habilidades sociais e emocionais de maneiras interessantes.

5) Jogos de orientação espacial

Pensando na importância de gerar habilidades motoras, os jogos que lidam com a orientação espacial são essenciais para ajudar a criança a perceber a lateralidade e a orientação da escrita, sempre da esquerda para a direita, e do texto, de cima para baixo. Distribua objetos pelo chão que limitem o espaço e coloque um pedaço de fita adesiva no braço (ou perna) da criança. Peça a ela que mostre as direções: direita, esquerda ou meio. Isso pode ser feito também com uma bexiga: a criança deve mantê-la no ar usando somente a mão direita e, depois, só a esquerda.

6) Brincar de robô

É uma alternativa ao jogo espacial. Uma criança é o robô e outra, o guia. Depois de combinarem sinais de movimentação, o guia toca o robô, e este vira-se o lado tocado. A mesma brincadeira é feita com deslocamentos: as duplas acertam os sinais que dão “o comando” de movimentação para a frente, para trás ou de parar.

7) Escrita na areia

Aqui, a noção espacial é trabalhada para desenvolver a motricidade fina. A dinâmica é bem simples: no chão, escreva com o dedo ou com um palito de sorvete palavrinhas que iniciam com uma determinada letra escolhida previamente.

8) Caminhar sobre as letras

Desta vez, desenhe as letras ou palavras no chão. A criança deve caminhar sobre as letras seguindo o traçado.

9) “Que letra é essa?”

Escreva uma letra com o dedo nas costas da criança. Ela deve dizer qual é. Difícil? Talvez. Mas vale o desafio.

10) Treine a escrita com água

Mais um bom desafio de memorização: em uma bacia, brinque de desenhar letras com o dedo.

11) Ensine modelagem de palavras

Esta atividade também trabalha a fixação das letras. Com argila ou massinha de modelagem, escreva palavras. Modele letra por letra.

12) Rimar

As rimas têm o poder de explicitar os sons das palavras e fazer perceber que existem palavras com sons semelhantes. Brinque com música, versos, teatrinho e mostre as palavras repetidas. A criança vai notar as imagens e concluir que as palavras soam iguais.

Tudo isso colabora demais para a maturidade motora da criança. O estímulo pelo exemplo de ler e escrever diariamente também: use a lista de compras, deixe bilhetes pela casa, escreva um diário. Estas diga-se, podem ser uma chave interessante para incentivar os filhos a botarem a imaginação para voar.

Então, se a ideia de exercitar a imaginação é estimulante, antes de finalizar, gostaria de sugerir mais uma atividade bacana: o jogo de poemas. Faça uma lista de 5 a 10 palavras e as troque com a criança. Com esse papel em mãos, ela terá que criar um poema que contenha todas as palavras. Esse jogo é excelente para incitar o raciocínio lógico e ampliar a capacidade de memorização. Divirta-se!

*

Gostou do texto, então vale a pena ler também os dois artigos abaixo sobre escrita:

*

 Vale a pena também aprofundar seus conhecimentos com o Guia da Alfabetização.