Ainda que sejam complementares, o campo lexical e o campo semântico possuem definições diferentes. Embora os dois sejam utilizados pela linguística textual com a finalidade de adequar o uso das palavras na língua portuguesa, é importante saber diferenciá-los. 

Para sanar todas as dúvidas a respeito desse assunto, neste artigo, abordaremos esses conceitos de forma detalhada. Acompanhe!

Diferença entre léxico e semântica

Para entender melhor a definição de campo lexical e de campo semântico, é fundamental falarmos sobre a diferença entre os termos léxico e semântica. Confira:

  • Léxico: é caracterizado pelo acervo de palavras utilizadas em uma determinada língua ou texto, considerando que nenhum falante domina o seu léxico de forma integral, pois o idioma e seus vocábulos sofrem constantes alterações.
  • Semântica: consiste no estudo do significado das palavras, ou seja, é a análise da significação dos vocábulos existentes na língua.

De acordo com essa definição, é fácil entender por qual razão grande parte das pessoas ainda confunde os dois conceitos, uma vez que ambos são associados diretamente à utilização das palavras. 

Vamos agora falar do campo lexical e do campo semântico de forma individual. Continue acompanhando!

Campo lexical

O campo lexical é formado por um grupo de palavras pertencentes a um mesmo contexto como:

  • campo lexical de escola: escolar, quadro, livros, alunos, caderno, disciplina;
  • campo lexical de jardim: jardineiro, flores, grama, árvores, folhas, plantas;
  • campo lexical de trabalho: trabalhador, colaborador, equipe, profissão.

Como pudemos ver, o campo lexical é caracterizado pela composição, isto é, pela junção de um ou mais radicais que formam um novo vocábulo ou pela derivação, quando uma nova palavra é construída por meio de uma já existente, a chamada primitiva.

Campo semântico

O campo semântico, por sua vez, trata-se do conjunto de significados que uma mesma palavra possui, ou seja, um determinado vocábulo pode ter mais de um sentido, que é usado de acordo com o contexto que ele apresenta. Veja alguns exemplos, a seguir:

  • escrever: redigir, compor, registrar, grafar, anotar;
  • transportar: carregar, levar, guiar, conduzir, transferir;
  • alimentar: consumir, sustentar, nutrir, devorar, abastecer.

Além disso, o campo semântico também pode fazer referência a maneiras diferentes para expressar uma mesma situação, como:

  • campo semântico do conceito de morte: falecer, partir dessa para uma melhor, bater as botas, apagar, migrar para o plano superior;
  • campo semântico do conceito de trair: passar a perna, ser desleal, fazer de bobo, enganar.

Resumo

Em resumo, o campo lexical é um grupo de palavras ou expressões que fazem parte do mesmo domínio da realidade, enquanto o campo semântico é o conjunto de todos os significados que uma mesma palavra pode apresentar nos mais diversos contextos.

*
Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.