A conclusão da redação do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – vale 200 pontos, ou seja, 20% da sua nota depende dessa parte do texto, conhecida como proposta de intervenção.
A boa notícia é que existe uma receita praticamente infalível para garantir a pontuação máxima nesse quesito. Por isso, se você ainda não sabe como fazer a conclusão para a redação do Enem, continue a leitura deste artigo, que vamos te dar um guia completo, em detalhes. Acompanhe!
Tópicos deste artigo
ToggleConclusão para a redação do Enem: como fazer a proposta de intervenção
Assim como em qualquer produção escrita, a conclusão para a redação do Enem precisa ser o elemento que fecha o texto com chave de ouro. Isso porque ela é um resumo de tudo o que foi defendido na introdução e no desenvolvimento, porém com uma proposta de intervenção para o problema em questão.
Vale destacar que a conclusão deve ter cerca de 5 a 7 linhas, dependendo do tamanho total do seu texto. Melhor dizendo, ela não pode ser o maior parágrafo da redação. Confira os detalhes abaixo:
Estrutura da proposta de intervenção
Nas redações do Enem, o modelo de fechamento adotado é o chamado conclusão por solução. No caso do Exame, esse modelo padrão é conhecido como proposta de intervenção. Ele está descrito na Competência V da redação do Enem: “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos“.
Assim, para conseguir a pontuação máxima nessa parte, cinco elementos são fundamentais:
1) | Agente | Quem? | Os agentes sociais responsáveis pelas ações. |
2) | Ação | O que? | Ações necessárias para a resolução do problema. |
3) | Meio | Como? | Modo como essas medidas serão implementadas. |
4) | Finalidade | Para que? | Quais os objetivos esperados. |
5) | Detalhamento | O que mais? | informações adicionais sobre qualquer um dos quatro itens acima. |
No entanto, mais do que responder a essas cinco perguntas no parágrafo final, é esperado que se faça um detalhamento da proposta. Ou seja, discorra sobre como ocorrerão as ações sugeridas e quais serão os efeitos delas a curto, médio e longo prazo, por exemplo.
Exemplos de proposta de intervenção de redações nota 1000
Para deixar mais claro e prático a estrutura da proposta de intervenção, vamos conferir duas conclusões de redações nota 1000 dos Exames de 2020 e 2021.
Vejamos primeiro a conclusão da redação do Enem de 2021 da candidata Sarah Fernandes Paulista Rosa. O tema era “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.
“Há, portanto, a urgência de findar essa problemática notória na estrutura do Brasil. Cabe, então, ao ministério da Família e dos Direitos Humanos, responsável pelo encabeçamento da manutenção da seguridade social, promover, em parceria com prefeituras e subprefeituras, um aumento da eficácia de registro civil nos municípios. Essa ação irá ocorrer por meio de campanhas, as quais promoverão a conscientização sobre o acesso aos direitos civis, e documento da contratação de funcionários dos fóruns para agilizar o registro, principalmente, das certidões de nascimento. Dessa maneira, haverá a diminuição da marginalização de uma parcela populacional, seja ativamente pela garantia de acesso à cidadania, seja pelo rompimento do ciclo de invisibilidade.”
É possível notar que na conclusão acima há os 5 elementos exigidos:
- Ação: “promover parcerias com prefeituras e subprefeituras, aumentando a eficácia de registro civil”.
- Agente: “Ministério da Família e dos Direitos Humanos”
- modo: “essa ação irá ocorrer por meio de campanhas”
- Efeito: “Dessa maneira, haverá a diminuição da marginalização de uma parcela populacional, seja ativamente pela garantia de acesso à cidadania, seja pelo rompimento do ciclo de invisibilidade.”
- Detalhamento: “as quais promoverão a conscientização sobre o acesso aos direitos civis, e documento da contratação de funcionários dos fóruns para agilizar o registro, principalmente, das certidões de nascimento.”
Agora vamos conferir a proposta de intervenção do estudante Aécio Fernandes, no Enem de 2020, que trouxe o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”:
Frente a tal problemática, faz-se urgente, pois, que o Ministério Público, cujo dever, de acordo com o artigo 127 da “Constituição Cidadã”, é garantir a ordem jurídica e a defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis, cobre do Estado ações concretas a fim de combater o preconceito às doenças mentais. Entre essas ações, deve-se incluir parcerias com as plataformas midiáticas, nas quais propagandas de apelo emocional, mediante depoimentos de pessoas que sofrem esse estigma, deverão conscientizar a população acerca da importância do respeito e da saúde mental. Ademais, é preciso haver mudanças escolares, baseadas no fomento à empatia, por meio de debates sobre temas socioemocionais.
Vamos conferir os elementos da proposta de intervenção:
- Agente: “o Ministério Público”.
- Ação: “deve-se incluir parcerias com plataformas midiáticas”
- Meio: “propagandos de apelo emocional”
- Finalidade: “conscientizar a população acerca da importância do respeito e da saúde mental”.
- Detalhamento: ” cujo dever, de acordo com o artigo 127 da “Constituição Cidadã”, é garantir a ordem jurídica e a defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis” (Nessa redação, o estudante detalhou o agente. Vale destacar que o detalhamento pode ser sobre qualquer do elementos da proposta de intervenção).
Um ponto que de deve ser observado é que a proposta de intervenção deve estar em linha com os direitos humanos. Por isso, é importante que se evite apresentar medidas que contrariem esse rol de direitos, como a defesa de tortura, execuções sumárias, entre outros pontos.
5 dicas de como fazer conclusão para a redação do Enem
Além de tudo o que foi citado acima, alguns fatores podem melhorar a finalização do seu texto. Acompanhe, agora, 6 dicas de como fazer conclusão para a redação do Enem.
1. Relembre o tema da redação
Na conclusão para a redação do Enem é fundamental relembrar o tema da redação. Assim, de forma clara e objetiva você deve usar isso a seu favor, ou seja, destacando a sua defesa sobre o assunto.
2. Retome os tópicos principais do texto
Retome também os tópicos principais do seu texto. A finalidade é associar uma ideia na outra para que o leitor consiga refletir sobre o assunto.
3. Utilize uma frase de efeito
Utilizar uma frase de efeito na conclusão ajuda a enfatizar o seu ponto de vista e costuma chamar a atenção da pessoa que está lendo.
4. Tenha atenção ao tamanho do parágrafo
É muito importante que você tenha atenção ao tamanho do parágrafo. Como já mencionado, o ideal é que a conclusão tenha entre 7 a 10 linhas. Inclusive, ela não pode ser o maior parágrafo do texto.
5. Use palavras de transição
As palavras de transição são muito importantes durante a produção escrita. Isso porque, elas são recursos linguísticos que tem a finalidade de associar frases ou parágrafos. Em linhas gerais, elas servem para dar mais fluidez e sentido ao texto. Confira algumas:
- portanto;
- logo;
- então;
- assim;
- por conseguinte;
- de modo que;
- em vista disso;
- em virtude dos fatos mencionados;
- considerando estes aspectos;
- em vista dos aspectos observados.
Outros modelos de conclusão
Para finalizar, vale destacar que, além do conclusão por solução, adotada pelo Enem, há outros dois tipos: conclusão por síntese e por dedução. Nesse sentido, detalhamos abaixo como funcionam esses dois modelos:
Conclusão por síntese
A conclusão por síntese representa o resumo de todas as ideias inseridas na introdução e no desenvolvimento do texto. Em outras palavras, é a maneira de o leitor lembrar de tudo o que foi lido, de forma sintetizada.
Conclusão por dedução
Por fim, a conclusão por dedução não retoma as ideias anteriores do texto. Ela consiste na elaboração de uma consequência a partir do que foi dito. Entretanto, esse modelo não é muito recomendado por ter maiores chances de erros. Isso porque, ele deve fechar a redação, mostrando novas perspectivas para o futuro.
Por ser algo deduzido, essa conclusão mostra o que pode ocorrer em outros cenários, ou seja, se as ações foram ou não colocadas em prática.
*
Gostou do artigo? Então, continue seus estudos com o nosso Guia da Redação.