A grafia correta é enchente, com “ch”. A palavra escrita com “x” (enxente) está errada e não deve ser utilizada. Neste artigo, vamos fazer uma análise completa sobre esse termo. Vejamos!

X ou CH?

O termo enchente é formado por derivação sufixal a partir do verbo encher (encher + -ente). Por essa razão, a palavra é escrita com “ch”, e não com “x”.

A fato de o verbo ser escrito com “ch” é uma exceção à regra ortográfica que diz que após a sílaba inicial en- deve vir um “x” (ex: enxada, enxurrada, enxame, enxugar, etc.).

Vale ressaltar que todos os vocábulos derivados de encher devem ser grafados com “ch”:

  • Enchimento;
  • Encheção;
  • Enchido.

Classificação morfológica de enchente

A palavra enchente pode exercer a função de adjetivo ou de substantivo. Como adjetivo, o termo expressa a característica de algo que enche ou que está enchendo:

ex: Essa é uma maré enchente.

Vale destacar que se trata de um adjetivo de dois gêneros, ou seja, pode ser usado com substantivos masculinos e femininos:

ex: Esses são rios enchentes.

Como substantivo, segundo o dicionário Priberam, o vocábulo pode ter cinco significados:

  1. Grande abundância. = FARTURA, SUPERABUNDÂNCIA
  2. Cheia, inundação.
  3. Maré que sobe. = CRESCENTE, INFLUXO, MONTANTE ≠ DESCENTE, REFLUXO, VAZANTE
  4. Bando numeroso.
  5. Grande concorrência.

Por fim ressalta-se que , diferentemente do adjetivo, que se aplica aos dois gêneros, o substantivo enchente é sempre feminino.

*

Gostou do texto e quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.