Tanto a palavra manha quanto a palavra manhã existem na língua portuguesa. Elas, contudo, têm significados bem distintos. Neste artigo, vamos mostrar quando utilizar cada uma. Vejamos!

Quando usar manhã?

A palavra manhã, com til, é um substantivo feminino que indica o período do dia que vai do nascer do sol até o meio-dia. Vejamos alguns exemplos de uso desse termo:

• Mauro saiu para o trabalho logo pela manhã.
  • De manhã cedo, as ruas aqui do bairro estão vazias.
  • A manhã é meu período do dia preferido.

No sentido figurado, o vocábulo também pode indicar o princípio ou o surgimento de algo:

• Aquela manifestação foi a manhã de uma mudança política que estava por vir.

De acordo com o dicionário Aulete, a palavra vem do latim vulgar maneana, que significa “em hora matutina ou cedo”.

Quando usar manha?

Já o vocábulo manha também é um substantivo feminino e pode ter três significados principais:

1) Choro infantil de teimosia, birra ou pirraça

ex: O meu filho faz manha sempre que precisa escovar os dentes.

2) Destreza, habilidade no agir

ex: Mariana tem a manha de lidar com pessoas difíceis.

3) Artimanha, ardil

ex: Muitos políticos têm a manha de enganar os eleitores, enquanto vigem que trabalham em prol do bem comum.

De acordo com o dicionário Priberam, a palavra também pode exercer a função de adjetivo, feminino de manho, que indica uma pessoa desnorteada ou abobalhada.

ex: Aquela moça está muito manha.

Homônimos

Para finalizar, vale destacar que as palavras em análise são homônimas homógrafas.

Isso significa que, apesar de serem pronunciadas de forma distinta, elas possuem grafias praticamente idênticas.

Gostou do texto e quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.