A forma correta é pera, sem acento. A palavra pêra, com acento circunflexo, não existe mais na língua portuguesa. Neste artigo, vamos explicar qual a regra de acentuação que se aplica a esse caso. Vejamos!
Antes e depois da Reforma Ortográfica
Antes do Acordo Ortográfico, a grafia correta era pêra. Contudo, após a entrada em vigência da Reforma, a palavra perdeu o acento circunflexo (pera).
Vale destacar ainda que o substantivo feminino pera é uma palavra paroxítona, ou seja, a sílaba tônica é a penúltima. No português, as paroxítonas terminadas em “a” não devem ser acentuadas.
Exemplos com “pera”
- Minha mãe gosta muito de doce de pera.
- Comprei cinco peras para comer durante a semana.
- Essa pera acabou de cair da árvore. Está madurinha!
Significados
De acordo com o dicionário Aulete, a palavra pera, com o “e” fechado”, vem do latim pirum e tem dois significados:
- Fruto da pereira de polpa branca, sumarenta e doce.
- Barba cultivada abaixo do ponto central do lábio inferior.
Segundo o dicionário Priberam, também existe o termo pera com “e” aberto (“péra”). Nesse contexto, ele pode ter duas funções distintas.
Na primeira, o vocábulo atua como preposição, sendo um modo antigo de “para”. Na segunda, ele funciona como substantivo, indicando uma forma antiga da palavra “pedra”. Nesse caso, a origem do termo é o latim petra.
*
Gostou do texto e quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.