Meteorologia é a forma correta. Já a palavra metereologia não existe na língua portuguesa e por isso não deve ser utilizada. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre esse termo e explicar por que muitas pessoas escrevem esse vocábulo incorretamente. Vejamos!
Tópicos deste artigo
ToggleClassificação morfológica
Meteorologia é um substantivo feminino. O termo tem origem na palavra grega meteorología, que significa discussão sobre as coisas altas, pesquisa sobre as coisas celestes.
Em português, a palavra indica a ciência que estuda fenômenos atmosféricos.
ex: Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a semana deve ser de calor intenso seguido de pancadas de chuvas em área isoladas.
Formação da palavra
A palavra meteorologia é formada pelos elementos de composição meteoro-, que indica fenômenos atmosféricos, e -logia, que indica o estudo detalhado de alguma coisa, como ocorre em termos como biologia e etimologia, por exemplo.
O termo meteoro também dá origem a outros vocábulos, como meteorologista, meteorológico, meteoromancia e meteoromania.
Cacoepia
Quando escrevemos ou falamos a palavrametereologia, estamos indo contra a ortoépia, que é a correta pronúncia dos grupos fônicos. Esse tipo de erro é chamado de cacoepia.
No caso em análise, há um acréscimo indevido de um fonema, como ocorre também em casos como “freada e freiada” e “bandeja e bandeija”.
Gostou do texto? Então vale a pena assistir ao vídeo que fizemos sobre a diferença entre vultoso e vultuoso: