A forma correta é Réveillon, com acento. As forma reveillon e reveion não existem. Por isso, não devem ser utilizadas. Neste artigo, vamos fazer uma análise completa dessa palavra. Vamos lá!

Classficação e origem

O vocábulo Réveillon é um subtantivo masculino, de origem francesa, que denomina os festejos de fim de ano e a comemoração do Ano-Novo. Vejamos alguns exemplos do uso desse termo:

  • Durante o Réveillon, muitas pessoas se reunem nas praias do Rio de Janeiro.
  • Eu sempre me divirto muito com a minha família na festa de Réveillon.
  • O Réveillon é comemorado primeiro na Austrália e na Nova Zelândia.

Réveillon – letra maiúscula ou minúscula?

De acordo com a Reforma Ortográfica, os nomes das festividades e datas comemorativas devem ser escritos sempre com letra maiúscula (Natal, Páscoa, Ano-Novo, etc.).

Por isso, a forma correta é Réveillon, com “r” maiúsuclo.

Estrangeirismo

Para finalizar, vale destacar que Réveillon é um estrangeirismo, que é escrito em sua grafia original do francês. Por isso, o termo não segue as regras de acentuação da língua portuguesa.

É importante ressaltar que, para alguns estrangeirismo, há formas aportuguesadas (xampu, batom, boxe). Para outros, porém, a grafia da língua original é preservada (delivery, shopping, mouse).

*

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.