A forma correta é vale-gás, com hífen. Neste artigo, vamos explicar por que devemos utilizar esse sinal gráfico. Vejamos!

Conectar substantivos

Na língua portuguesa, existe um processo de formação de palavras chamado composição por justaposição. Nesses casos, dois termos são combinados para criarem um vocábulo composto com um novo significado.

Nesses casos, os termos devem se conectar por meio do hífen. É o caso de vale-gás. Nessa situação, o uso do sinal gráfico substitui o uso de uma preposição:

  • Vale-gás – Vale para gás;
  • Bolsa-escola – Bolsa para escola;
  • Cartão-alimentação – Cartão para alimentação.

O que é vale-gás?

Vale-gás (ou auxílio-gás) é o nome genérico dado a políticas públicas implementadas para subsidiar o preço do gás de cozinha. Essa ação é geralmente voltada para as parcelas mais pobres da população.

Em geral, esse tipo de iniciativa toma a forma de programas de transferência de renda, oferecendo vouchers para que as pessoas adquiram o produto diretamente com revendedores.

Gás ou Gaz?

As duas palavras existem na língua portuguesa, mas têm sentidos muito diferentes. Gás, com “s”, é um substantivo que indica um dos estados da matéria, que a torna fluida e expansível ou comprimível:

  • Para combater o aquecimento global, é fundamental reduzir a emissão de gás carbônico.
  • O preço do botijão de gás subiu novamente.

Vale destacar que a palavra gás recebe o acento agudo por ser um monossílabo tônico terminado em “as”.

Já a palavra gaz, com “z”, segundo o dicionário Priberam, é um substantivo que dá nome a uma medida de extensão usada na Índia.

*

Gostou do artigo? Então, continue seus estudos com o Guia Completo do Hífen.