A palavra amém pode exercer duas funções. Como interjeição, a expressão aparece no âmbito religioso para indicar a aprovação a um texto de fé. Nesse caso, estamos diante de um termo invariável, que só pode ser utilizado no singular.
Como substantivo, o vocábulo tem um sentido mais amplo. Ele indica o ato ou ação de concordar com algo. Nesse contexto, a palavra pode ser flexionada para o plural – améns.
ex: Não preciso dos seus améns para seguir em frente com meu projeto.
Tópicos deste artigo
TogglePor que amém tem acento?
D acordo com as normas da língua portuguesa, deve-se acentuar as palavras oxítonas (aquelas em que a tônica é a última sílaba) terminadas com em e ens . É exatamente o caso de amém e de améns.
Veja outros exemplos de palavras que seguem essa regra: também, alguém, armazém, ninguém, recém, refém, parabéns, armazéns, vinténs, reféns.
Amém x Ámen
As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. O dicionário Priberam mostra que amém e ámen são termos que possuem o mesmo significado. Vale destacar que existe ainda a grafia âmen.
Ressalta-se que o plural das formas ámen e âmen é, respectivamente, ámenes e âmens, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa e o Dicionário Houaiss.
Esse fenômeno em que uma mesma palavra possui diferentes grafias é chamado de formas gráficas variantes ou formas variantes.
Isso ocorre em decorrência do processo de formação da língua e do contexto social. Apesar de haver sempre uma grafia mais recorrente, todas as formas estão certas e de acordo com a ortografia do idioma.
Por fim, ressalta-se que a expressão, que chegou ao português por meio do latim eclesiástico, tem origem no hebraico e significa “assim seja“.
Cf. A etimologia da palavra amém
*