Fluência de leitura é a habilidade de ler textos sem dificuldade, com velocidade e precisão adequadas. Em outras palavras, é a facilidade em realizar uma leitura fluida, precisa, sem bloqueios e com a devida compreensão do conteúdo. 

Normalmente, percebemos essa fluência quando parece mais que o leitor está falando do que lendo, isso porque a sua leitura soa de forma natural. No entanto, para que isso ocorra, há questões ligadas tanto à competência do leitor quanto à composição do texto. É necessário que esses dois elementos caminhem juntos para uma leitura ágil e desembaraçada.  

Nesse sentido, neste artigo, vamos falar detalhadamente sobre o que é a fluência de leitura, como identificá-la e como melhorá-la. Acompanhe!

Fluência de leitura: o que é, como medir e como melhorar

Fatores que prejudicam a fluência de leitura

Ser fluente na leitura é fundamental, e essa aprendizagem tem início ainda na educação infantil. As crianças devem aprender a ler sem nenhum tipo de embaraço, compreendendo as palavras. É claro que isso precisa ocorrer de forma gradual e respeitando o nível escolar em que cada turma se encontra. 

Entretanto, existem alguns fatores que prejudicam a fluência de leitura, tanto da parte das habilidades dos leitores quanto da composição do próprio texto. Da perspectiva do leitor, se ele não tiver desenvolvido certas competências, não conseguirá ter uma leitura fluida. Para que isso ocorra, é preciso, dentre outras coisas, que ele:

Além disso, é necessário que ele consiga ler nos mais diversos níveis de complexidade. Contudo, como já mencionado, isso faz parte de um longo processo de aprendizagem. 

Já quando falamos sobre a composição do texto, existem alguns detalhes que podem ajudar na fluência de leitura, como:

  • a legibilidade do texto;
  • a construção das frases;
  • o tamanho dos períodos escritos;
  • a padronização ortográfica;
  • o tamanho da fonte usada;
  • a forma como são lidos (em livros físicos, computadores, tablets e assim por diante).

Sendo a fluência de leitura algo associado à ideia de facilidade, é preciso reforçar que essa habilidade depende de fatores presentes nos textos e na capacidade leitora do indivíduo. A seguir, você verá maneiras de melhorar a fluência de leitura.

Como melhorar a fluência de leitura?

Abaixo, você confere algumas atividades para melhorar a fluência de leitura.

Leitura em voz alta

Ler em voz alta é fundamental para melhorar a fluência de leitura. Essa atividade pode ser realizada desde o ensino infantil. Ainda que os alunos não sejam alfabetizados, eles precisam que o professor sirva como modelo nesse momento. 

Isso porque a leitura em voz alta permite que as crianças ativem a sua escuta, prendam a atenção e consigam processar o que está sendo lido. 

Escuta de áudios

Assim como na leitura em voz alta, escutar áudios também ajuda na fluência de leitura. Existem muitos livros no formato audiobook e, além disso, os professores podem gravar histórias e transmitir aos alunos por meio de caixas de som. 

Escutar histórias e outros tipos de textos também faz com que as crianças tenham mais atenção e que retenham melhor as informações recebidas, pelo método de repetição.

Jogos e brincadeiras com novas palavras 

Quanto mais atividades de  interação com palavras faladas e escritas as crianças fizerem, mais fluentes na leitura elas ficarão. Uma forma de fazer isso, é apostando em jogos e brincadeiras que usem palavras que elas ainda não conheçam. 

As gincanas valendo prêmios para quem acertar o significado das palavras são excelentes para tornar a aula mais dinâmica e explorar a fluência de leitura. 

Leitura em dupla

Muitos professores praticam a leitura em dupla com as crianças, especialmente na fase de alfabetização. Durante a atividade, as crianças podem ler o mesmo parágrafo em conjunto ou revezar as frases e páginas. 

Essa é uma forma divertida de praticar a leitura oral, inclusive as duplas podem ser formadas com uma criança que leia bem e outra que ainda tenha dificuldades. Assim, elas podem se ajudar, o que também contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais entre os estudantes.

Leitura por eco

Na leitura por eco, o professor precisa apresentar um determinado texto aos alunos de forma que eles consigam acompanhar a leitura. Pode ser uma história, um poema ou um livro didático. O importante é que dê para exibi-lo no quadro ou em algum tipo de tela. 

Ao ler o texto, é importante que o professor vá apontando as palavras e pedindo que os alunos repitam o que ele acabou de ler. Dessa forma, as informações são passadas e repetidas, ajudando na fluência de leitura. 

Importância da fluência de leitura

Independentemente das atividades escolhidas, é importante que tanto os professores, quanto os pais incentivem a leitura nas crianças desde pequenas. Essa prática ajuda no aprimoramento das habilidades fonéticas tão fundamentais durante a vida. 

Praticar a fluência de leitura é essencial não apenas durante os anos escolares, como também após a vida adulta. Se você tem mais sugestões como essa, comente para enriquecer este conteúdo!

*

Gostou do artigo? Então, vale a pena aprofundar seus conhecimentos com o Guia da Alfabetização.