Afinal qual a grafia correta: o gim-tônica ou a gim-tônica? Esse substantivo composto é masculino ou feminino? Neste artigo, vamos resolver essa dúvida!
Masculino x Feminino
Apesar de gim ser um substantivo masculino, o termo-composto gim-tônica, segundo o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (Volp), é um substantivo comum de dois gêneros. Dessa forma, ele pode ser usado tanto no masculino quanto no feminino. Vejamos:
- A cliente pediu uma gim-tônica.
- A cliente pediu um gim-tônica.
Análise morfológica
Gim-tônica é um substantivo composto formado por justaposição. Ele tem origem na combinação do substantivo masculino gim com o substantivo feminino tônica. Esse termo designa o coquetel feito com a bebida alcoólica gim e água tônica.
Ademais vale destacar que o dicionário Priberam também registra as formas gim-tónica, gim-tônico e gim-tónico.
Esse fenômeno, em que uma mesma palavra possui diferentes grafias, é chamado de formas gráficas variantes ou formas variantes.
Isso ocorre em decorrência do processo de formação da língua e do contexto social. Apesar de haver sempre uma grafia mais recorrente, todas as formas estão certas e de acordo com a ortografia do idioma.
Qual o plural de gim-tônica?
Tanto o Volp quanto os principais dicionários indicam que o plural de gim-tônica é gins-tônicas.
- Apesar de não estar acompanhado, o homem pediu dois/duas gins-tônicas.
Contudo, de acordo com as regras de formação do plural de termos compostos, quando temos a combinação de dois substantivos, também é possível que apenas o primeiro seja flexionado.
- Apesar de não estar acompanhado, o homem pediu dois/duas gins-tônica.
Por fim, ressalta-se que a palavra tônica é acentuada por ser uma proparoxítona.
Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao nosso vídeo sobre se a forma correta é sociocultural ou sócio-cultural: