Ainda que apresentem grafia e pronúncia parecidas, as palavras implantação e implementação possuem significados diferentes e, se forem empregadas de forma incorreta, podem alterar o sentido da frase ou ou do texto. 

Pensando em te ajudar a não cometer esse tipo de erro, no artigo de hoje, vamos abordar essa temática de maneira completa para sanar todas as dúvidas existentes. Acompanhe!

Implantação ou implementação?

Apesar dos dois termos estarem corretos e existirem na língua portuguesa, devem ser utilizados em momentos diferentes. Isso porque trata-se de palavras parônimas, ou seja, apresentam semelhanças ortográficas e fonéticas, porém não possuem o mesmo significado.

É muito comum haver dúvidas nesses casos, no entanto esse tipo de confusão pode prejudicar a compreensão da mensagem a ser passada, provocando problemas como a ambiguidade, por exemplo. 

Para evitar erros ao se deparar com a paronímia, vamos conhecer o significado dessas duas palavras juntos? Confira!

Definição da palavra implantação

A palavra implantação (implantar + sufixo ação) é um substantivo feminino utilizado no sentido de implantar alguma coisa ou estabelecer uma novidade. Observe alguns exemplos:

  • A implantação dessa regra só será possível com a aprovação do chefe.
  • Para que a implantação do sistema tenha sucesso, é necessário que todos aprendam mais sobre tecnologia. 
  • A escola realizará a implantação de mais cinco salas de aula até o fim do ano. 

O verbo implantar é formado pela derivação prefixal (sufixo im- + verbo plantar). O sufixo im- tem o significado de “movimento para dentro”. 

Nos exemplos acima, o termo implantação foi utilizado para se referir a algo que foi implantado, introduzido ou que estabeleceu uma novidade. 

Definição da palavra implementação

A palavra implementação (radical implementar + sufixo -ação) é utilizada no sentido de colocar alguma coisa em prática, executar ou assegurar a realização de algo. Atente-se aos exemplos:

  • As novas regras foram implementadas após a implantação aprovada pelo chefe. 
  • A empresa implementou o sistema implantado no início do mês.
  • A escola implementou as cinco salas que foram implantadas durante o ano.

Como você pôde perceber, para que alguma coisa seja implementada, é necessário que haja a implantação, ou seja, quando uma empresa implementa um sistema, primeiro ela implanta a ideia e depois coloca ela em prática.

Para não esquecer!

Resumidamente, a palavra implantar faz referência ao ato de iniciar algo novo, estabelecer uma nova ideia, enquanto implementar é colocar essa ideia em prática, isto quer dizer que não existe implementação sem implantação, combinado?

*

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.