Afinal, a forma correta é eSports, esports, e-Sports ou e-sports? Neste artigo, vamos fazer uma análise do termo para verificar qual a grafia mais adequada.

Depois de anos de discussão, ainda não há consenso sobre a forma correta de grafia da palavra que se refere aos esportes eletrônicos, como jogos de computador que são disputados profissionalmente em campeonatos. Sem grafia definida, na língua portuguesa, a grande dificuldade é não confundir o espectador com a palavra esportes.

Após a ministra do Esporte Ana Moser dizer que eSports não é um esporte, certamente o tema voltou a ser motivo de discussões acaloradas nas redações dos veículos de imprensa. Com isso, despertou-se a curiosidade dos leitores, que assistiram a um verdadeiro festival de formas diferentes de escrita da palavra: eSports, Esports, e-Sports e e-sports.

Na visão da ministra, o segmento de games está no campo do entretenimento. Antes da pandemia de Covid-19 já havia um crescimento acelerado do número de adeptos.

Com o confinamento imposto pelo vírus, a expansão ganhou ainda mais velocidade, como aponta o 9º levantamento realizado pela Pesquisa Game Brasil (PGB), desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM.

De acordo com o levantamento de 2022, o Brasil atingiu a marca de 74,5% de sua população que diz jogar games. Esse é o maior número já registrado em território nacional.

Os dados provam que independentemente da forma como são escritos, os jogos online são uma realidade e um mercado em ascensão. O que torna ainda mais necessária a definição da forma correta de escrever o nome da categoria, sob risco de influenciar negativamente nesse mercado.

Neste texto, vamos te indicar as diferentes vertentes de grafia, que podem ser utilizadas, sem medo de errar a palavra que define esportes eletrônicos. Confira!

eSports, esports, e-Sports ou e-sports - qual a grafia correta?

Esports

Em 2017, a Associated Press, agência de notícias inglesa determinou, através de seu guia de estilo, que “esports” – sem o S maiúsculo – seria a forma aceitável de se referir aos esportes eletrônicos.

No início de frases, o ideal é o “E” vir em caixa alta. “eSports” e “e-sports” só seriam aceitos se fossem parte do nome próprio de alguma organização. Por exemplo: Flamengo eSports e Team oNe e-Sports. A agência adotou o formato de forma definitiva.

E-sports

Um ano depois, em 2018, o site Wikipédia, editado por voluntários de qualquer lugar do mundo, também decidiu que a grafia correta deveria ser “esports“. Contudo, a forma “e-sports” também seria aceita.

eSports

No Brasil, há ainda, o desafio de encaixar a palavra inglesa no contexto da língua portuguesa. No início de 2019, fãs, profissionais da área, empresas e veículos de imprensa debateram o tema nas redes sociais. Alguns defenderam “eSports”, com o intuito de diferenciar visualmente esportes eletrônicos de esportes tradicionais.

Ieda Maria Alves, professora titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), afirmou em entrevista ao site The Enemy que na língua portuguesa, não há previsão para o uso da letra maiúscula “S” no meio de um substantivo comum. Dessa forma, joga-se por terra a utilização do formato eSports no Brasil.

Gramática Brasileira

Ieda Alves também afirmou na entrevista que o português brasileiro não tem uma regra específica para a grafia de palavras estrangeiras. Porém é usual que as palavras eventualmente se adaptem ao idioma nacional.

Ao site deu como exemplo a palavra “e-mail”, importada do inglês, que no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras, o termo é escrito com hífen. Ainda assim, é comum a escrita de “email” entre brasileiros, já que a forma é mais usual.

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.