A forma correta é lava-louça, com hífen. Neste artigo, vamos explicar qual regra se aplica a este caso. Vejamos!

Verbo + Substantivo

De acordo com o ponto 1.º da Base XV do Acordo Ortográfico de 1990, os substantivos compostos formados pela união de um verbo e um substantivo devem ser hifenizados. É exatamente o caso de lava-louça, união do verbo lavar com o substantivo feminino louça.

Vejamos outros exemplos que seguem essa mesma regra: guarda-roupa, cata-vento, tapa-olho.

Vale destacar que lava-louça é um vocábulo composto formado por justaposição. Neste processo de formação de palavras, os radicais dos termos não sofrem alteração e mantêm sua grafia original.

Qual o plural de lava-louça?

Nos plural dos substantivos compostos formados pela união de um verbo com um substantivo, somente o segundo termo deve ser flexionado. Assim, o plural de lava-louça é lava-louças.

ex: Aquele loja fez uma promoção e vendeu várias lava-louças no Dia das Mães.

Lava louça

É importante ressaltar que a construção “lava louça” pode ocorrer na língua portuguesa. Neste caso, contudo, não estaremos diante de um substantivo composto. O que ocorre é um simples encontro do verbo lavar, na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, com o substantivo louça.

ex: Márcio lava louça todo dia à noite.

Louça x Loiça

As duas formas estão corretas. Esse fenômeno, em que uma mesma palavra possui diferentes grafias, é chamado de formas gráficas variantes ou formas variantes. Isso ocorre em decorrência do processo de formação da língua e do contexto social.

No caso dos vocábulos louça e loiça, existem duas grafias variantes, com ditongo ou e ditongo oi. Há outras palavras que apresentam o mesmo tipo de variação, como ouro e oiro, touro e toiro.

Louça x Lousa

As duas palavras existem, mas possuem significados totalmente diferentes. Lousa, com “s”, é a superfície onde se escreve com giz ou pincel atômico.

ex: A professora escreveu os principais pontos da matéria na lousa.

louça, com “ç”, é um termo que se refere a artigos cerâmicos, de barro, porcelana ou argila.

ex: Quando cheguei em casa, a pia estava cheia de louça para lavar.

*

Gostou do artigo? Então, continue seus estudos com o Guia Completo do Hífen.