O concurso dos Correios está chegando. Agora é hora de fazer tudo o que rder para garantir sua aprovação! Para ajudá-lo nessa reta final, preparamos 10 questões comentadas da banca IBFC. Vamos revisar os principais temas para sua prova e mostrar estratégias práticas para resolvê-las! Confira!

Tópicos deste artigo
ToggleQuestão 1: Classe de palavras
IBFC – 2022 – Administrador (MGS)/Ed.01.2022
Ao atualizar a definição de “Super-herói” no texto, a autora faz uso da ironia e afirma ser esse “Um cara sem tantos poderes, mas com alguns.”. No contexto em que está inserido, o vocábulo destacado deve ser classificado, morfologicamente, como:
a) pronome.
b) adjetivo.
c) advérbio.
d) numeral.
Resposta: Letra A
Comentário: A palavra “tantos” nesse contexto é um pronome indefinido. Nesse sentido, ele acompanha o substantativo “poderes” indicando uma quantidade indefinida, não precisa.
A letra B está errada, porque um adjetivo atribui ao substantivo qualidades, estados ou características. Contudo, a palavra “tantos” não expressa nenhum atributo específico do termo “poderes”.
Já a letra C está errada, porque os advérbios não podem modificar substantivo. Além disso, em regra, eles também não podem variar em número.
Por fim, a letra D está errada, porque os numerais são a classe de palavras que expressam quantidades precisas (cardinais e fracionários) ou ordem (ordinais).
Na tabela abaixo, você pode conferir os pronomes indefinidos mais usuais:
Variáveis | Invariáveis |
algum, alguns, alguma, algumas | alguém |
nenhum, nenhuns, nenhuma, nenhumas | ninguém |
todo, todos, toda, todas | tudo |
outro, outros, outra, outras | outrem |
muito, muitos, muita, muitas | nada |
pouco, poucos, pouca, poucas | cada |
certo, certos, certa, certas | algo |
vário, vários, vária, várias | |
tanto, tantos, tanta, tantas | |
quanto, quantos, quanta, quantas | |
qualquer, quaisquer |
Questão 2: Conjunções
IBFC – 2023 – Técnico em Informática (MGS)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Prefiro ficar em casa, __________ estou um pouco gripada.
Vá ver a peça, ________você vai gostar.
Já enviamos a documentação. __________, agora é só aguardar.
a) como / assim / conforme.
b) pois / que / portanto.
c) portanto / como / assim.
d) porque / assim / enquanto.
Resposta: Letra B
Comentário: Questão relativamente tranquila sobre o uso das conjunções. Na primeira frase, devemos utilizar uma conjunção coordenativa explicativa. Por isso, podemos já eliminar as letras A e C. Dessa forma, ficamos com as alternativas B e D. Afinal, “pois” e “porque” tem valor explicativo.
Na segunda frase, temos novamente que usar uma conjunção explicativa. Por isso, podemos eliminar também a letra D, já que “assim” é uma conjunção coordenativa conclusiva. Dessa forma, já temos nossa resposta, que é a letra B. Vale destacar, nesse sentido, que uma das funções do vocábulo “que” é a de conjunção coordenativa explicativa. Nesse contexto, ele tem o significado de “porque”.
Na última frase, precisamos utilizar uma conjunção coordenativa conclusiva, como é o caso de “portanto”. Em geral, uma oração conclusiva vem antecedida de outra no pretérito.
Para ajudá-lo a revisar esse tema, confira nas tabelas abaixo as principais conjunções coordenativas e subordinativas:
Tipo | Conjunções Coordenativas |
Aditivas | e, nem (e não), mas também, bem como |
Adversativas | mas, porém, todavia, entretanto, contudo, no entanto |
Alternativas | ou, ou… ou, ora… ora, quer… quer, seja… seja |
Conclusivas | logo, portanto, por conseguinte, assim, então, pois (quando deslocado) |
Explicativas | que, porque, porquanto, pois |
Tipo | Conjunções Subordinativas |
Causais | porque, pois, porquanto, visto que, já que, uma vez que, dado que, como (no início da oração), que |
Comparativas | como, assim como, tal como, tanto quanto, que nem, do que, qual |
Concessivas | embora, ainda que, mesmo que, se bem que, por mais que, conquanto, posto que, nem que, apesar de que |
Condicionais | se, caso, desde que, contanto que, a menos que, salvo se, sem que |
Consecutivas | que (após tal, tão, tanto, tamanho), de forma que, de modo que, de maneira que |
Finais | para que, a fim de que, porque (com sentido de finalidade), que |
Proporcionais | à medida que, à proporção que, quanto mais… mais, quanto menos… menos, quanto menos… mais, ao passo que |
Temporais | quando, enquanto, assim que, logo que, desde que, antes que, depois que, até que, sempre que |
Questão 3: Valor semântico dos conectivos
IBFC – 2023 – EBSERH – Técnico em Enfermagem
Entre as orações “compre um carro; é um conforto admirável” (1º§), há um ponto e vírgula. Sem prejuízo de sentido para o enunciado, esse sinal de pontuação poderia ser substituído por um conectivo de valor:
a) explicativo.
b) adversativo.
c) aditivo.
d) comparativo.
e) conclusivo.
Resposta: Letra A
Comentário: O que a questão nos pede é para transformar uma oração coordenada assindética (sem conjunção) em um sindética (com conjunção). Para isso, precisamos analisar as duas orações para compreender a relação entre elas.
Nesse caso, temos uma relação explicativa, porque a segunda oração traz um motivo para comprar um carro.
Como bem explica Amini Boaianain Hauy, em sua Gramática da Língua Portuguesa Padrão, as conjunções explicativas “conectam orações em sequência justificativa; iniciam a oração que explica ou justifica a ideia contida na oração anterior”.
Questão 4: Sílaba tônica e divisão silábica
IBFC – 2022 – MGS – Cargos de Nível Médio
Observe as palavras retiradas do texto e assinale a alternativa em que a regra de acentuação e a divisão silábica estejam corretas em relação às regras vigentes de ortografia e acentuação oficiais. Palavras: ‘faraó’, ‘distância’, ‘Júpiter’.
I. ‘faraó’ é uma oxítona dissílaba. II. ‘distância’ é uma proparoxítona polissílaba. III. ‘Júpiter’ é uma proparoxítona trissílaba.
Estão corretas as afirmativas:
a) I apenas.
b) II apenas.
c) I e II apenas.
d) III apenas.
Resposta: Letra D
Comentário: Vamos analisar cada uma das palavras:
- Faraó: Fa-ra-ó (oxítona e trisssílaba);
- Distância: Dis-tân-cia (paroxítona e trissílaba);
- Júpiter: Jú-pi-ter (proparoxítona e tribssílaba).
Para aproveitar o embalo, vamos conferir também a regra de acentuação de cada um dos termos:
- Faraó: oxítona terminada em “o”;
- Distância: paroxítona terminada em ditongo crescente;
- Júpiter: proparoxítona (todas são acentuadas).
Antes de partirmos para a próxima questão, vale pontuar uma outra interpretação sobre a palavra “distância”. De acordo com a professora Hauy, “os encontros ia, io, ua, ue, uo, finais, átonos, seguidos ou não de s, classificam-se quer como ditongos, quer com hiatos”.
Nesse sentido, seria possível classificar a palavra “distância” como polissílada e proparoxítona (dis-tân-ci-a). É o que chamamos de proparoxítona aparente.
Fique atento a esse ponto, porque o IBFC já trouxe questões classificando paroxítonas terminadas em ditongo crescente como proparoxítonas.
Questão 5: Crase e sintaxe
IBFC – 2024 – MGS – Cargos de Nível Fundamental Incompleto
Leia o fragmento de texto a seguir:- “Mandou que os trabalhos começassem ‘às’ dez horas” […] Olhou ‘o revólver’, pensativo: dez mil ‘era’ um bom preço. Já pensava mesmo em vendê-lo…” Agora, assinale a alternativa correta quanto à classificação das palavras grifadas sequencialmente.
a) Acento Indicativo de Crase – Objeto indireto – Predicado Verbal.
b) Acento Indicativo de Crase – Objeto Direto – Verbo de Ligação.
c) Conjunção – Objeto Indireto – Verbo de Ligação.
d) Adjunto Adverbial – Sujeito – Predicado Verbal.
Resposta: Letra B
Comentário: Vamos analisar cada uma das frases para identificar a classificação de cada termo:
- Mandou que os trabalhos começassem ‘às’ dez horas.
Aqui temos o acento grave indicativo de crase. Nesse contexto, ele é usado para expressar a hora exata.
- Olhou ‘o revólver’, pensativo.
Conforme explica Celso Pedro Luft, em seu Dicionário Prático de Regência Verbal, o verbo “olhar” no sentido de mirar, fitar ou contemplar é transitivo direto. Logo, a expressão “o revólver” é um objeto direto.
- dez mil ‘era’ um bom preço
Conforme mostra Fernando Pestana, em sua A Gramática para Concursos Públicos, o verbo de ligação relaciona o sujeito ao seu predicativo (atributo que indica estado, qualidade ou condição do sujeito)”. É exatamente o que faz “era” na frase acima. Esse verbo conecta o sujeito “dez mil” com seu predicativo (que indica uma qualidade) “um bom preço”.
Para complementar esse tópico, confira na tabela abaixo os principais verbos de ligação:
Verbo de Ligação | Função | Exemplo |
Ser | Indica estado, qualidade ou essência. | “Ele é muito gentil.” |
Estar | Indica estado temporário. | “Ela está feliz hoje.” |
Ficar | Indica mudança de estado. | “João ficou nervoso com a situação.” |
Permanecer | Indica continuidade de estado. | “Eles permaneceram calados.” |
Parecer | Indica aparência ou suposição. | “Isso parece estranho.” |
Continuar | Indica continuidade de estado. | “A situação continua complicada.” |
Tornar-se | Indica transformação ou mudança. | “Ele tornou-se um grande líder.” |
Andar | Indica estado momentâneo. | “Maria anda preocupada ultimamente.” |
Viver | Indica estado habitual. | “Ele vive cansado.” |
Questão 6: Funções do vocábulo “mesmo”
IBFC – 2022 – Câmara de Franca – SP – Advogado
Leia o fragmento de “Conversinha mineira” (Fernando Sabino) para responder a questão. No excerto a seguir, a palavra ‘mesmo’ tem como significado:
– É bom mesmo o cafezinho daqui, meu amigo?
– Sei dizer não senhor: não tomo café.
– Você é dono do café, não sabe dizer?
– Ninguém tem reclamado dele não senhor.
a) realmente.
b) idêntico.
c) análogo.
d) embora.
Resposta: Letra A.
Comentário: No contexto da frase, “mesmo” exerce a função de advérbio de afirmação. Nesse sentido, ele pode ser substituído por “realmente”, que também é um vocábulo afirmativo.
Ademais, vale destacar que o termo “mesmo” pode exercer diferentes papeis. Por essa razão, preparamos a tabela abaixo com todas as funções dessa palavra:
Classe Gramatical | Descrição | Exemplo |
Pronome | Indica reforço ou identidade própria. | Ela mesma esteve aqui. (sinônimo de “em pessoa”) |
Adjetivo | Indica igualdade ou identidade. | Lemos o mesmo capítulo do livro. (sinônimo de “igual”) |
Advérbio | Indica intensidade ou certeza. | Ela é mesmo bonita. (sinônimo de “realmente”) |
Preposição Acidental | Indica concessão em contextos específicos. | Mesmo triste, ele seguiu em frente. (sinônimo de “embora”) |
Substantivo | Refere-se a “a mesma coisa”. | Ele não sabe nada de Português. O mesmo acontece com ela. |
Para lembrar das funções da palavra “mesmo”, basta usar o mnemônico PAPAS:
- P: Pronome
- A: Adjetivo
- P: Prepoisção acidental
- A: Advérbio
- S: Substantivo
Questão 7: Sinônimos
IBFC – 2022 – Prefeitura de Dourados – MS – Topógrafo
A passagem “Gastronomia, shoppings, cultura, trilhas, templos e museus também fazem ‘bonito’.” a palavra em destaque, por aspas simples, tem o mesmo significado em:
a) Bonito é um lugar maravilhoso no Mato Grosso do Sul.
b) Paletó e belas botas fazem bonito em um casamento de fazenda, mas não combinam com a ocasião, é que vamos para a praia no Guarujá agora. Por ir se trocar.
c) Saímos do Guarujá e fomos para Rio Bonito, aquele município do Rio de Janeiro.
d) Bonito, hein? Mal chegou à casa, largou tudo no chão e correu para a praia! Eu não vou juntar o que é seu!
Resposta: Letra B
Comentário: Questão tão fácil que dá até medo de errar, não é mesmo? Na frase do enunciado e na da alternativa C, a palavra “bonito” tem o sentido de “bem-feito” e exerce o papel de advérbio, modificando o verbo “fazer”.
Nesse contexto, temos um caso de derivação imprópria, que é um processo de formação de palavras que consiste na mudança da categoria gramatical de determinado termo. Nesse caso, temos um adjetivo que funciona como advérbio.
Questão 8: Parônimos
IBFC – 2022 – Prefeitura de Dourados – MS – Analista de Tecnologia da Informação
Benjamin Franklin foi, certamente, uma das figuras mais importantes da história norte-americana. Nascido em Boston, no estado de Massachusetts em 1706, fruto da união de Joshua, um (I) ______ (hemigrante / emigrante) inglês com Abdiah, sua segunda esposa e mãe de Franklin.
Seu (II) ______ (apresso / apreço) pela literatura, levou-o a trabalhar com o seu irmão, um impressor, que anos depois fundou seu próprio jornal. Apesar de trabalhar muito, Franklin sempre encontrou tempo para estudar e ser autodidata. Ele dominava tão bem o seu ofício que a grande maioria de seus artigos acabou sendo publicada.
Franklin nunca patenteou nenhuma de suas invenções, (III) ______ (por que, por quê, porque, porquê) acreditava que seriam úteis a todos.
Preencha os espaços do texto com a opção adequada e assinale a alternativa correta.
a) (I) emigrante, (II) apreço, (III) porque.
b) (I) hemigrante, (II) apresso, (III) porquê.
c) (I) emigrante, (II) apreço, (III) por que.
d) (I) hemigrante, (II) apresso, (III) por quê.
Resposta: Letra A
Comentário: Essa é uma questão que trata dos parônimos que, como explica Pestana, são palavras que possuem grafia e/ou pronúncia parecidas. Dito isso, vamos analisar cada um dos itens:
- Emigrante e Hemigrante
O termo “hemigrante”, com “h”, não existe na Língua Portuguesa. Já a palavra “emigrante” indica a pessoa que deixa seu país de origem para se estabelecer em outro. Nesse sentido, vale dizer que o vocábulo “imigrante” indica aquele que entra em um determinado país para nele viver.
- Apresso e Apreço
A palavra “apresso“, com “ss”, é a conjugação do verbo “apressar” na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo (eu apresso). Por sua vez, o substantivo “apreço“, com “ç”, é sinônimo de “estima”.
- Por que, Por quê, Porque e Porquê
Para relembrar o uso dos quatro porquês, preparamos a tabela abaixo:
Forma | Classificação | Uso | Exemplo |
Por que | Preposição + pronome interrogativo ou relativo | Usado em perguntas diretas ou indiretas; ou para introduzir oração subordinada adjetiva (motivo pelo qual). | Por que você não veio? (Pergunta direta) |
Não sei por que ele faltou. (Pergunta indireta) | |||
Este é o motivo por que estou aqui. | |||
Por quê | Preposição + pronome interrogativo | Usado em final de frases ou antes de pausa forte (como ponto final, interrogação ou exclamação). | Você não veio por quê? |
Porque | Conjunção explicativa ou causal | Usado para introduzir explicações ou causas. | Não fui à festa porque estava cansado. |
Porquê | Substantivo | Refere-se ao motivo ou à razão, geralmente precedido por artigo ou pronome. | O porquê da ausência ainda não foi explicado. |
Questão 9: Concordância verbal
IBFC – 2023 – CET-Santos – Assistente Administrativo
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas:
________ muitas dúvidas. Qual deles _________ o melhor? __________dois dias que estamos debatendo para decidir. Ontem _________ controvérsias.
a) Surge / são / Faz / houveram.
b) Surgem / é / Fazem / houveram.
c) Surge / são / Fazem / houve.
d) Surgem / é / Faz / houve.
Resposta: Letra D.
Comentário: Essa é uma questão que trata de concordância verbal. Nesse sentido, vamos analisar cada uma das frases.
- Surgem muitas dúvidas.
De acordo com Luft, o verbo “surgir” no sentido de aparecer de repente ou manifestar-se é intransitivo. Dessa forma, a expressão “muitas dúvidas” só pode ser sujeito da oração. Logo, o verbo deve concordar com ela no plural.
- Qual deles é o melhor?
Nessa frase, o sujeito é o pronome interrogativo “qual”. Por essa razão, o verbo deve concordar com ele no plural.
- Faz dois dias que estamos debatendo para decidir.
Como explica Evanildo Bechara, em sua Moderna Gramática Portuguesa, o verbo “fazer”, quando indica tempo decorrido, é impessoal. Nesse sentido, ele deve ser usado sempre na 3ª pessoa do singular.
- Ontem houve controvérsias.
Mais uma vez segundo Bechara, o verbo “haver” no sentido de “existir” também é impessoal. Assim, deve ficar na 3ª pessoa do singular. Vale destacar, no entanto, que o verbo “existir” não é impessoal. Por isso, ele deve concordar sempre com o sujeito da oração (ex: Ontem existiram controvérsias.).
Questão 10: Conotação e Denotação
IBFC – 2024 – Advogado (IMBEL)/Empresarial
“Como primeira porta de entrada nesse vasto mundo do significado das palavras, comecemos a observá-las sob os conceitos de ‘denotação’ e ‘conotação’. O sentido _______ é aquele dado pelo dicionário. Na _______ o sentido é referencial, próprio, usual ou literal. Já o sentido _______ é o sentido que a palavra ganha no texto por força geralmente de comparações, associações de ideias. (Bezerra, 2015, p. 132- p.133).”
A) denotativo / denotação / conotativo.
B) conotativo / denotação / conotativo.
C) denotativo / conotação / denotativo.
D) conotativo / conotação / conotativo.
E) conotativo / conotação / denotativo.
Resposta: Letra A.
Comentário: A questão trata de denotação (sentido literal, de dicionário) e de conotação (sentido figurado). Para entender melhor esses dois conceitos, vamos conferir a tabela abaixo, criada com base nas definições dadas por Bechara:
Conceito | Citação |
Denotação | “A denotação é o significado objetivo, primário, que se encontra nos dicionários. É a base lógica do entendimento linguístico e não envolve subjetividade ou emoção.” |
Conotação | “A conotação refere-se ao significado figurado ou subjetivo, aquele que surge do contexto, das associações culturais ou emocionais. É o que enriquece a comunicação e permite a expressão criativa de ideias e sentimentos.” |
Referências
- Gramática da Língua Portuguesa Padrão, Amini Boainain Hauy;
- A Gramática para Concursos Públicos, Fernando Pestana;
- Moderna Gramática Portuguesa, Evanildo Bechara;
- Dicionário Prático de Regência Verbal, Celso Pedro Luft.