O debate sobre diferenças neurológicas tem trazido à tona termos como neurodivergência, neurodiversidade e neurodivergente. Esses conceitos não apenas ampliam nossa compreensão das diversidades humanas, mas também são fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Até por isso esse tema já vem sendo abordado em provas de concursos públicos, tanto em questões de interpretaçãode texto quanto em questão de morfologia. Neste artigo, vamos explicar quando e como utilizar cada um desses termos. Também vamos entender melhor as práticas envolvidas no campo da educação neurodivergente.
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ToggleO que é neurodivergência?
Neurodivergência é um substantivo feminino que indica o estado ou condição de possuir configurações neurológicas que diferem do padrão típico.
Por isso, o termo é frequentemente usado para descrever condições como autismo, TDAH, dislexia, entre outras. Nesse sentido, vale destacar que a neurodivergência não é um defeito, mas sim uma variação que enriquece as perspectivas e habilidades humanas.
Exemplos com “neurodivergência”
- A neurodivergência é uma característica importante a ser considerada em ambientes escolares inclusivos.
- As políticas públicas precisam ser ajustadas para atender melhor às demandas de pessoas com neurodivergência.
- Entender a neurodivergência é essencial para promover práticas pedagógicas eficazes.
O que é neurodiversidade?
Segundo o dicionário Priberam, neurodiversidade é um substantivo feminino que se refere ao funcionamento cerebral e comportamental que abrange várias diferenças neurológicas relativamente aos padrões considerados normais; condição de diversidade neurológica.
Dessa forma, esse conceito é amplamente utilizado para destacar a importância de valorizar as diferenças neurológicas, seja em contextos educacionais, sociais ou profissionais.
Exemplos de “neurodiversidade”
- A neurodiversidade traz perspectivas únicas e valiosas para os ambientes de trabalho.
- Promover a neurodiversidade nas escolas é essencial para criar ambientes de aprendizado mais ricos.
- Eventos que celebram a neurodiversidade ajudam a educar a sociedade sobre o respeito às diferenças.
O que é neurodivergente?
De acordo com dicionário Priberam, neurodivergente é um adjetivo e um substantivo comum de dois gêneros que designa quem possui um funcionamento cerebral e comportamental que abrange várias diferenças neurológicas relativamente aos padrões considerados normais. Dessa forma, o termo pode ser usado como sinônimo de neurodiverso.
Exemplos com “neurodivergente”
- João é neurodivergente e encontra formas inovadoras de resolver problemas.
- As crianças neurodivergentes têm talentos únicos que precisam ser valorizados.
- Empresas que contratam profissionais neurodivergentes criam equipes mais diversas e criativas.
Formação de palavras
Os termos “neurodivergência”, “neurodiversidade” e “neurodivergente” são formados por processos de derivação prefixal e sufixal. Segundo Evanildo Bechara, a derivação prefixal é o processo pelo qual um prefixo é adicionado a um radical, alterando ou ampliando o sentido da palavra-base.
Já a derivação sufixal é o processo em que se adiciona um sufixo à base da palavra, conferindo-lhe um novo significado ou função gramatical. Nesse sentido, Bechara destaca que esses processos refletem a dinâmica criativa da língua, permitindo a formação de palavras que atendam às necessidades expressivas dos falantes.
Aplicação nos termos
- Neurodivergência: Formada por neuro- (prefixo) + diverg- (radical) + -ência (sufixo que indica estado ou condição).
- Neurodiversidade: Formada por neuro- (prefixo) + divers- (radical) + -idade (sufixo que indica qualidade ou característica).
- Neurodivergente: Formada por neuro- (prefixo) + diverg- (radical) + -ente (sufixo que indica agente ou característica).
Ademais, Bechara esclarece que prefixos como neuro- são elementos que “não possuem autonomia semântica própria, mas conferem um novo sentido à base à qual se agregam”. Assim, no caso de neuro- (do grego neuron, que significa nervo ou sistema nervoso), trata-se de prefixo genuíno, atuando diretamente na construção do significado das palavras às quais está associado.
O que é Educação Neurodivergente?
A educação neurodivergente é um modelo pedagógico que adapta o ensino às necessidades de alunos neurodivergentes, reconhecendo suas particularidades e valorizando suas habilidades.
Nesse contexto, essa abordagem se baseia no entendimento de que cada estudante aprende de forma única, demandando estratégias específicas para atender suas necessidades.
Exemplos de práticas na Educação Neurodivergente
- Ensino Individualizado: Adaptação de planos de aula para atender às características específicas de cada aluno.
- Tecnologias Assistivas: Uso de ferramentas como leitores de texto e organizadores visuais para apoiar o aprendizado.
- Ambientes Acolhedores: Criação de salas tranquilas e organizadas para promover o bem-estar dos alunos.
- Métodos Multissensoriais: Aplicação de recursos que envolvam diferentes sentidos, como visão, audição e tato, para facilitar o aprendizado.
Referências
- Bechara, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
- Priberam. Neurodivergente e Neurodiversidade. Acesso em novembro de 2024.