As duas formas estão corretas. Tanto salário mínimo quanto salário-mínimo são expressões que existem na Língua Portuguesa, mas elas possuem significados diferentes. Neste artigo, vamos entender quando utilizar cada uma delas. Vejamos!
Tópicos deste artigo
ToggleSalário mínimo
Nesta expressão, temos o encontro do substantivo “salário” com o adjetivo “mínimo”. Ela indica o menor vencimento que pode ser pago, oficialmente, a um trabalhador.
ex: O governo anunciou o novo valor do salário mínimo.
Salário-mínimo
Já o termo salário-mínimo, grafado com hífen, é um substantivo composto. Segundo os dicionários Aulete e Michaelis, essa expressão denomina o trabalhador que recebe um salário mínimo ou que é mal pago.
OBS: Por ser formado por um substantivo e um adjetivo, ambas as palavras são flexionadas quando o termo vai para o plural: salários-mínimos.
Acentuação
Uma curiosidade interessante é o acento da palavra “salário” pode ser justificado por duas regras diferentes.
Isso porque as palavras paroxítonas – quando a sílaba tônica é a penúltima da palavra – terminadas em ditongo crescente também podem ser classificadas como proparoxítonas – quando a sílaba tônica é a antepenúltima da palavra.
São as chamadas proparoxítonas eventuais.
Nesse contexto, podemos acentuar o substantivo salário tanto por ser uma paroxítona terminado em ditongo crescente (sa-lá-rio) quanto por ser uma proparoxítona (sa-lá-ri-o).
Gostou do texto, então vale a pena assistir ao vídeo em que explicamos se o correto é sociocultural ou sócio-cultural: