A palavra encher é um verbo da segunda conjugação da língua portuguesa, ou seja, termina em -er. Encher é um termo utilizado pelos falantes do português e pode ter diferentes sentidos.

O mais comum deles é aquele que designa o ato de fazer ficar cheio. O vocábulo também pode ser usado, de acordo com o dicionário Aulete, no sentido de satisfazer-se ou saciar-se.

Exemplos com encher

  • João encheu todos os pneus do carro.
  • O padeiro encheu a sacola de pães e entregou ao cliente.
  • Encher a cabeça com bobagens é o caminho para uma vida infeliz.
  • O menino comeu até encher.
  • Aquela notícia encheu Júlia de alegria.
  • Minha mãe reclamou, porque enchi a barriga de doces antes do almoço.

Ch ou X?

A dúvida entre o uso do dígrafo CH e da letra X é muito comum. Isso acontece, porque, em várias situações, essas representações gráficas são pronunciados exatamente da mesma maneira.

Segundo a ortografia da língua portuguesa, após a sílaba en-, devemos utilizar a letra X (enxame, enxada, enxoval).

Contudo, a palavra encher é uma exceção a essa regra. Isso ocorre por conta da formação etimológica da palavra. O verbo encher é formado por derivação prefixal a partir do substantivo cheio (en- + cheio). Quando en- ou em- for um prefixo, ele deverá ser seguido pelo dígrafo CH.

Palavras derivadas

Vale ressaltar que todas as palavras derivadas do verbo encher devem ser escritas com CH. É o caso, por exemplo, dos vocábulos: enchente, enchimento, enchido, preencher, entre outros.

Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao vídeo que fizemos sobre a diferença entre as palavras caçar e cassar:

*

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para uma nova página do site) .