A grafia correta é explicar, com “x”. A forma esplicar, com “s”, está incorreta e não existe na língua portuguesa. Neste artigo, vamos fazer uma análise completa dessa palavra. Vejamos!

Explicar

Explicar é um verbo que vem do latim explicare. Percebe-se, assim, que o uso da letra “x” na primeira sílaba do termo é justificada pela etimologia da palavra. Dito de outro maneira, como a forma em latim era grafada com “x”, a palavra em português seguiu o mesmo caminho.

Vale destacar que os vocábulos derivados do verbo também devem ser escritos com “x”: explicação, explicativo, explicamos, etc.

Regência

Explicar é um verbo de primeira conjugação (-ar) Dependendo do sentido, ele pode ser objetivo direto, bitransitivo ou transitivo direto e pronominal.

O verbo é transitivo direto, segundo o dicionário Dicio, quando tem os sentidos de:

  • Fazer com que fique claro e compreensível; descomplicar uma ambiguidade: explicou um mistério.
  • Ser a causa de: a desgraça explica sua amargura.
  • Conseguir interpretar o significado de: explicou um texto irônico.

Quando tem o significado de “fazer com que alguma coisa seja entendida”, explicar é bitransitivo (objetivo direto e indireto):

  • A professora explicou a matéria aos estudantes.

Por fim, o verbo será objetivo direto e pronominal nas vezes em que tiver os seguintes sentidos:

  • Providenciar uma justificativa ou desculpa; desculpar-se: preciso explicar meu comportamento; o presidente explicou-se ao povo.
  • Manifestar-se através das palavras; exprimir-se: explicar uma paixão; explicou-se numa linguagem bem popular.

*

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.