Tanto espectador quanto expectador são palavras que existem na língua portuguesa. Elas, contudo, possuem significados diferentes. Neste artigo, vamos ver o sentido e quando usar cada uma.

Espectador

De acordo com o dicionário Aulete, espectador é um substantivo masculino que indica uma pessoa que assiste a um espetáculo.

ex1: Aquele show contou com milhares de espectadores.

O termo também é utilizado como sinônimo de observador ou de testemunha.

ex2: Maria foi espectadora daquele roubo.

ex3: Diante daquela situação, João foi um mero espectador.

A palavra se origina do latim spectator, que significa aquele que vê ou que observa. Vale destacar ainda que, em Portugal, a grafia correta é espetador, sem a letra “c”.

Expectador

expectador indica aquele que está na expectativa de algo. A palavra vem do latim expectatore e pode ser usada como substantivo ou adjetivo.

ex4: Os cidadãos são expectadores do desenvolvimento do país.

ex5: As crianças são expectadoras da Páscoa.

Por fim, é importante destacar que, em Portugal, o termo também é escrito sem a letra “c” – expetador.

Homônimos

As palavras espectador e expectador são consideradas homônimas homófonas. Isso significa que, apesar de terem grafias distintas, elas são pronunciadas exatamente da mesma maneira.

Aqui no Clube do Português, já falamos de outros exemplos de homônimos homófonos, como censo/senso, seita/ceita, tachar/taxar.

Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao vídeo que fizemos sobre a diferença entre cessão, seção e sessão: