Médica, pesquisadora, pedagoga e criadora do método que revolucionou o mundo da educação, Maria Montessori foi uma das pessoas que, ao longo de seus 50 anos de carreira pública, mais pensou nas necessidades educacionais das crianças. Embora tenha falecido na década de 50, o seu legado se mantém vivo até os dias atuais. 

Biografia de Maria Montessori

Maria Montessori: vida e legado para a educação.

Maria Tecla Artemísia Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870, na cidade de Chiaravalle, na Itália. De uma família religiosa e rigorosa, Montessori foi criada por pais que acreditavam em sua capacidade e força de vontade. 

No entanto, cursou a educação básica sem grandes perspectivas. Em outras palavras, nunca foi a aluna-modelo, nem mesmo quando decidiu cursar o ensino técnico em engenharia. O interesse pelos estudos surgiu quando Montessori se apresentou em um espetáculo de dança e teatro, e entendeu que poderia ser reconhecida por outros talentos. 

Assim, decidiu cursar medicina e frequentou por dois anos os cursos preparatórios. A jornada na faculdade não foi fácil, uma vez que fazia somente 16 anos que as universidades recebiam mulheres e ainda havia uma certa resistência e machismo acadêmico. Entretanto, com o apoio dos pais, especialmente da mãe, formou-se em medicina em 1896.

No ano seguinte, passou a estudar as crianças com deficiência por meio de uma nova graduação, dessa vez, em filosofia e psicologia experimental, na Universidade de Roma, enquanto trabalhava como assistente voluntária em uma clínica de psiquiatria da mesma universidade. 

Somente em 1898 conseguiu expor suas ideias ao congresso pedagógico de Turim. Isso porque, em seu voluntariado, Montessori percebeu o quanto as crianças com deficiência eram mal tratadas e não tinham nenhum incentivo, apenas uma cama para dormir. Em razão disso, entendeu que precisava mudar essa realidade para sanar os problemas da Educação Especial.

Em sua busca, encontrou os escritos deixados por Itard, considerado o “pai da psiquiatria”. Essa contribuição foi responsável por iluminar os caminhos da médica. Assim, junto aos escritos de Séguin, discípulo de Itard, Montessori foi construindo a sua base e se tornando educadora. 

A evolução da carreira

Montessori permaneceu na Universidade como diretora de 1900 a 1902 e ajudou a fundar a Escola Ortofrênica, local de pesquisa e ensino, a qual visava oferecer maior conhecimento e formação aos especialistas no tratamento de crianças com necessidades especiais.

O trabalho de Maria Montessori foi intenso e graças a ele as crianças passaram a ser ensinadas de forma diferente e evoluir de maneira impressionante, considerada até “milagrosa” pelos que acompanhavam o processo. 

Em 31 de março de 1898, Montessori deu à luz a Mario, filho de seu relacionamento em segredo com Giuseppe Montesano, grande colaborador e colega de trabalho. O fato do relacionamento não ter vindo a público, bem como o nascimento da criança, se deu, pois as famílias não aceitavam a união. 

Diante disso, Mario foi criado sem os pais, no interior de Roma, e Montessori só passou a viver na companhia do filho quando ele já era um adolescente, em 1912.

Realizações e pesquisa

Durante o tempo em que viveu longe do filho, Montessori trabalhou incansavelmente. Prova disso foram as causas pelas quais lutou: o feminismo, a valorização da ciência e a Educação Especial. Participou de congressos, pesquisas, escreveu artigos e, assim, assumiu o cargo de professora na Universidade de Roma na área de Antropologia Pedagógica. 

Em janeiro de 1907, abriu a primeira “Casa dos Meninos”, lugar onde as crianças tinham, além do ensino comum, algo revolucionário. Isso porque Maria defendia que, por meio de estímulos e ambientes corretos, toda criança seria capaz de se desenvolver. 

Nesse sentido, foi aprimorando a sua ideia e desenvolveu o Método Montessori, o qual ganhou o mundo devido a sua proposta de permitir que a criança tenha autonomia e construa sua própria percepção de mundo. 

Muitos outros feitos vieram depois, como a criação do Material Dourado, ferramenta pedagógica muito usada até hoje, abertura de escolas, formação de professores, publicação de livros e ainda três indicações ao Prêmio Nobel da Paz. 

Maria Montessori faleceu em 6 de maio de 1952, na Holanda, aos 81 anos, devido a uma hemorragia cerebral. 

Princípios do Método Montessori

A Pedagogia Montessoriana é baseada em seis princípios fundamentais:

  • Autoeducação, permitindo que as crianças aprendam de forma independente através da interação com o ambiente e com as pessoas. 
  • Educação como ciência, valorizando as atividades com embasamento científico. 
  • Educação cósmica, que acredita que crianças nascem com uma curiosidade natural pelo mundo e que é possível mantê-la acesa por meio de perguntas, histórias e pesquisas.
  • Ambiente Preparado para permitir que a criança tenha liberdade para interagir e criar.
  • Adulto Preparado para apoiar e orientar a criança quando necessário.
  • Criança Equilibrada, que consiga lidar com a relação entre seus pensamentos e suas ações.

Nesse sentido, o Método Montessori baseia-se no incentivo da autonomia e da liberdade individual, observando o desenvolvimento natural das habilidades sociais, psicológicas e motoras das crianças.

Assim, o principal legado de Montessori foi mostrar que, por meio do incentivo e da orientação de adultos preparados, as crianças podem aprender e criar por conta própria, desenvolvendo de forma autônoma todo seu potencial.

Principais obras de Maria Montessori

Maria Montessori deixou uma vasta contribuição para a educação por meio de seus livros, abaixo, destacam-se os principais:

  • Método Montessori: Uma Introdução para Pais e Professores. Paula Polk Lillard, Ed. Manole;
  • O Segredo da Infância. Maria Montessori, Ed. Kirion;
  • A Mente da Criança. Maria Montessori, Ed. Kirion;
  • A Descoberta da Criança. Maria Montessori, Ed. Kirion;
  • A Educação e a Paz. Maria Montessori, Papirus;
  • Formação do Homem. Maria Montessori, Kirion;
  • Para Educar o Potencial Humano. Maria Montessori, Papirus;
  • Da Infância à Adolescência. Maria Montessori, ZTG;
  • A Criança Montessori. Simone Davies, NVersos;
  • Creative Development in the Child. Maria Montessori, Montessori-Pierson Publishing Company.

Frases de Maria Montessori

Abaixo fizemos uma seleção das principais frases de Maria Montessori sobre a educação das crianças:

  • “São brinquedos educativos e imaginativos que precisam da criança para fazê-lo ser mais que apenas um objeto.”
  • “As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educarmos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, nesse dia estaremos a educar para a paz.”
  • “Nunca ajude uma criança numa tarefa em que ela se sente capaz de fazer.”
  • “A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir.”
  • “A imaginação não se torna grande, até que os seres humanos, se tiverem a coragem e a força, a usem para criar.”
  • “A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação.”

Maria Montessori foi uma mulher à frente do seu tempo e, por esta razão, até hoje o seu método é aplicado por diversas escolas, as quais se intitulam de escolas montessorianas.

A educadora deixou um legado rico que se baseia em observação e dedicação para que instituições e professores enxerguem às necessidades dos alunos e coloquem isso à frente, todos os dias.