Notícia é como um veículo de imprensa (jornal, revista, tv, rádio, internet) conta uma história em primeira mão. É, portanto, um gênero textual jornalístico (diferente do literário) e tem uma linguagem bem específica, formada de traços descritivos e narrativos ao mesmo tempo, que apresentam “sua excelência, o fato”, ou ainda acontecimentos concretos considerados relevantes pela sociedade.

Como um texto ligeiro de cunho informativo, a notícia é ancorada em relatos curtos sobre o tempo do acontecido, o espaço em que ele se deu e as personagens envolvidas (neste caso, pessoas/coisas reais).

Em geral, uma notícia usa uma linguagem de função referencial, formal, clara e objetiva, quase sempre com textos escritos em terceira pessoa, o que confere a eles um caráter de imparcialidade – o autor da notícia (repórter ou redator) é como o observador externo que relata aquilo que vê e ouve, devendo evitar expressões e impressões pessoais.

Nos meios impressos e em blogs e portais da internet, a notícia começa sempre por um título que chama a atenção e sintetiza o essencial do fato abordado: é a manchete. 

Como texto escrito, a manchete pode ser seguida de um título secundário que detalha um pouco mais o assunto e auxilia o entendimento do título principal: nas redações é chamado de linha fina.

Em veículos digitais, como no rádio e na televisão, “o texto” de uma notícia é geralmente dividido entre o apresentador (o âncora) do programa. Este fala a manchete e chama o repórter para dizer o corpo do texto, que deve começar com uma lide.

Toda notícia tem lide

Dado que o princípio do texto de uma notícia é a objetividade, tecnicamente falando, qualquer jornalista sabe que sua estrutura básica precisa responder a um script. Na linguagem jornalística, esse roteiro é chamado de lide.

Para atender à velocidade característica de uma notícia, a lide é preferencialmente o primeiro parágrafo do texto – essa estrutura é chamada de pirâmide invertida, visto que o que importa está no topo. Afinal, nela são respondidas as perguntas fundamentais da narrativa: 

  • O Quê? 
  • Quem? 
  • Quando? 
  • Onde? 
  • Como? 
  • Por quê?

Feito isso, os parágrafos seguintes ficam livres para detalhar uma ou outra informação, se é que o jornalista tenha tido tempo de apurar o fato para além do seu acontecimento puro e simples.

Do que fala uma notícia?

Como um fato cotidiano, tudo pode ser tema de notícias: da economia à cultura, política, esporte, saúde, meio ambiente.

A notícia deve se mostrar confiável e tudo o que for relatado precisa ser comprovado. Para isso, o autor do texto deve fornecer dados como: data e local onde ocorreram os fatos; declarações e depoimentos de pessoas envolvidas nos ocorridos (testemunhas, vítimas, algozes ou autoridades); imagens, gráficos etc.

Para facilitar a leitura do jornal, ficou convencionado separar os textos em editorias e cadernos (blocos de folhas do jornal nos quais os textos são agrupados por assunto). Além das notícias, essas editorias também reúnem textos de opinião (artigos e editoriais, por exemplo) e reportagens (muitas vezes é nelas que o veículo de comunicação esmiuça o fato previamente apresentado e apresenta as visões críticas de especialistas sobre o tema).

Fake news

Um termo que vem sendo muito relacionado com o gênero textual notícia é o fake news (notícias falsas). Trata-se de uma estratégia maliciosa que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio, ou ainda online, como nas mídias sociais.

Uma das formas de combater essa prática é o letramento digital, que visa preparar os estudantes para navegarem de forma segura e consciente pela internet, sabendo identificar o que é verdadeiro do que é enganoso.