A imagem mostra um livro aberto. Sobre ele, há um óculos e um marca-texto. Em cima da imagem, há uma faixa onde está escrito: substantivos concretos e abstratos.
Qual a diferença entre substantivos concretos e abstratos?

O substantivo é o termo que é utilizado para designar ou nomear as coisas e os seres em geral. Em regra, eles exercem a função de núcleo do sujeito, do objeto direto, do objeto indireto e do agente da passiva.

Os substantivos podem se dividir em concretos e abstratos. Neste artigo, vamos explicar o que são e quais as diferenças desses dois grupos. Vamos lá!

1) Concretos

De acordo com Celso Cunha e Lindley Cintra, chamam-se concretos os termos que designam os seres propriamente ditos. De forma simplificada, esse grupo indica as coisas que conseguimos ver no mundo real.

Exemplos de substantivos concretos

a) Nome de pessoas: Pedro, Maria, José;

b) Nome de lugares: cidade, Lisboa, Brasil, Avenida Paulista;

c) Nome de instituições: Senado, fórum, igreja;

d) Nomes de gênero: plantas, animais, fungos;

e) Nome de espécies: cedro, cavalo, cachorro;

f) Nome de objetos: mesa, cadeira, geladeira, micro-ondas.

g) Nome de frutas: maçã, abacaxi, mamão.

2) Abstratos

Cunha e Cintra explicam que os abstratos são aqueles substantivos que designam noções, estados, qualidades, ações e sentimentos.

Exemplos de substantivos abstratos

a) Sentimentos: raiva, felicidade, tristeza;

b) Estados: riqueza, pobreza, gravidez, cansaço;

c) Noções: altura, largura, dimensão, comprimento;

d) Qualidades: bondade, doçura, esperteza;

e) Ações: transporte, corrida, giro, investimento.

Outras classificações dos substantivos

Os substantivos possuem outras classificações. Eles podem ser divididos em:

a) Coletivos;

b) Epicenos, sobrecomuns e comuns de dois;

c) Simples ou compostos;

d) Primitivos ou derivados.

Gostou do artigo? Então, vale a pena assistir o vídeo em que explicamos quando usar o artigo definido e o indefinido:

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.