A forma correta é varíola, com acento agudo na letra “i”. Neste artigo, vamos explicar qual regra de acentuação se aplica a essa palavra. Vejamos!

Proparoxítona

A palavra varíola é polissílaba e proparoxítona. Isso significa que a sílaba tônica é a antepenúltima (va--o-la). Na língua portuguesa, todas as proparoxítonas são acentuadas.

Vamos conferir mais alguns exemplos de vocábulos proparoxítonos: ginástica, ângulo, árvore, cienfico, abora, arquétipo, bárbaro, anessico, sico, sibico, etc.

Origem e significado de varíola

Varíola é um substantivo feminino. O nome vem do latim medieval (variola). Trata-se de uma doença viral, eruptiva, contagiosa e epidêmica, caracterizada pelo aparecimento de pústulas (feridas) na pele.

Existem diferentes tipos de varíola. Dentre as principais estão:

  • Varíola aviária – forma da doença que se manifesta em diferentes tipos de aves (galinhas, perus, pombos, etc.);
  • Varíola bovina – forma da doença que ocorre em vacas leiteiras;
  • Varíola equina – forma da doença que aparece em cavalos e animais da raça cavalar;
  • Varíola dos macacos – forma a doença que ocorre normalmente em roedores e primatas na África Ocidental e Central e pode ser transmitida a humanos.

Regras para o uso do acento agudo

Para finalizar este artigo, trazemos para você um resumo com as regras gerais para o uso do acento agudo:

  • Monossílabos tônicos: quando terminados em –a, -e, -o (ex: pá, ré, nó).
  • Oxítonas: acentuam-se as terminadas em: -a(s), -e(s), -o(s), -em, ens (ex: jacarandá, jacaré, parabéns, bocó).
  • Proparoxítonas: todas são acentuadas (ex: bígamo, fanático, bússula) .
  • Paroxítonas: recebem acento quando terminadas em: -i (s), u(s), um, uns, l, r, x, n. Também são acentuadas quando terminam em ditongo oral seguido ou não de s (vogal e semivogal na mesma sílaba, sem a presença do til ou das consoantes que podem indicar nasalização, m e n) ou terminadas em: -ã, -ãs, -ão, -ãos (ex: tórax, fórceps, júri, órgão, ímã). 

*

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.