A grafomotricidade é o conjunto dos movimentos manuais necessários para o desenvolvimento da escrita. Em outras palavras, é a soma das funções motoras que auxiliam no processo de aprendizagem da pré-escrita e da escrita. Neste artigo, vamos falar detalhadamente sobre esse assunto. Confira!

Como ocorre o desenvolvimento grafomotor das crianças?

O desenvolvimento grafomotor das crianças acontece já no início da vida, por intermédio de sua articulação gestual. Com o passar do tempo, surge um controle maior de movimentos, quando elas passam a expressar o que desejam com rabiscos e desenhos. A tentativa de mostrar traços é a maneira que elas encontram de fazer valer sua identidade, ainda que não tenham consciência disso. 

São os traços sem coordenação, que representam a etapa inicial das atividades voltadas para a grafomotricidade. Isso quer dizer que os pequenos rabiscos feitos nos papéis, paredes e demais objetos consistem na primeira etapa de um processo que resultará na evolução do ato gráfico

A escrita é o exercício mais elaborado e complexo da função manual. Por isso, o treino da motricidade fina é o que irá permitir que a criança aprenda a usar e dominar o seu próprio corpo. 

No entanto, é evidente que somente a coordenação fina não é o suficiente. Por isso, é fundamental que exista uma boa coordenação olho-mão, também chamada de óculo-manual. Além disso, as crianças, quando estão desenvolvendo o seu processo de escrita, dependem de fatores, como:

  • coordenação global ao se sentar;
  • controle da pressão realizada sobre o lápis no papel;
  • desenvolvimento da motricidade fina dos dedos das mãos;
  • desenvolvimento do psicomotor geral;
  • dissociação e demais controles de movimentos;
  • maturação do sistema nervoso. 

Ademais, é importante ressaltar que o desenvolvimento das crianças quanto a sua expressão gráfica também se sujeita a fatores culturais e ao meio em que estão inseridas. 

A grafomotricidade na fase pré-escolar

Na fase pré-escolar, a motricidade fina é uma das principais competências a ser desenvolvida. Em outras palavras, a grafomotricidade passa por um processo de construção gradativo até atingir a escrita. 

O desenvolvimento grafomotor das crianças até os 3 anos de idade precisa ser direcionado para a manipulação de objetos, exercícios exploratórios, rabiscos, desenhos circulares e garatujas. 

Já aos 4 e 5 anos, é recomendado que os professores realizem a estimulação dos pequenos para o treino de habilidades específicas. Afinal, nessa idade, as crianças já têm uma capacidade maior para segurar o lápis. Por essa razão, é necessário investir na produção de desenhos geométricos, de animais, figuras humanas e atividades gráficas. 

A grafomotricidade nos primeiros anos do ensino fundamental

A escrita é resultado do processo de treino da coordenação motora fina. Dessa forma, uma das maneiras mais eficientes para treinar as crianças é por meio de atividades que envolvam o movimento das mãos. 

É por volta dos 6 e 7 anos de idade que os pequenos vivem o momento da maturação grafomotora. Essa é a fase ideal para o aprendizado da escrita. Nesse período, os educadores precisam induzir a grafia de forma sensorial, perceptiva e integrativa. Assim, a capacidade das crianças será manifestada de forma satisfatória.

Contudo, também é nesse período que, se ainda forem evidentes as dificuldades na motricidade fina ou na grafomotricidade, os pais ou responsáveis devem procurar uma avaliação especializada. Esse tipo de intervenção irá auxiliar os pequenos na melhoria de seu desempenho.

Embora a coordenação motora, especialmente a fina, seja essencial para o aprimoramento da grafomotricidade das crianças, é importante lembrar que o treinamento é fundamental para que os resultados positivos ocorram.

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