Apostar em estratégias de interpretação de texto para o Enem é o melhor caminho para se dar bem nas provas. Isso porque saber interpretar é a base para responder corretamente às questões do exame. 

Assim, identificar comandos, objetivos e linguagem textual são algumas das premissas para compreender um texto e conseguir interpretá-lo. Uma vez que, quando se compreende um conteúdo, se chega à conclusão da sua mensagem. 

Em outras palavras, é importante analisar o que está explícito no texto para, só assim, entender o que está além dele. É exatamente isso que vamos lhe ensinar neste artigo. Acompanhe!

Compreensão e interpretação de textos para o Enem.

Compreensão x Interpretação

Antes de prosseguirmos, é preciso saber diferenciar questões que cobram a compreensão do texto das que cobram interpretação de texto.

Questão de compreensão de texto

Nas questões de compreensão, o que o examinador espera é que você seja capaz de idenficar informações que estão dentro do texto. Em outras palavras, esse tipo de questão não exige uma contextualização ou uma interpretação do que foi lido.

O objetivo é saber se você é capaz de navegar pela estruturar textual e gramatical e identificar pontos-chaves do que está escrito.

As questões de compreensão buscam trabalhar a competência 6 da Matriz de Referência do Enem, assim como suas habilidades:

Competência 6: Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes
linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
Habilidades:Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução
Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional.
Fonte: Matriz de Referência do Enem

Para deixar mais claro, vejamos um exemplo de questão do Enem de 2020:

O que é música?

A pergunta “o que é música” tem sido alvo de discussão há décadas. Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada. Vamos explicar: um ruído de rádio emite sons, mas não de uma forma organizada, por isso não é classificado como música. Essa definição parece simples e completa, mas definir música não é algo tão óbvio assim. Podemos classificar um alarme de carro como música? Ele emite sons e silêncios de uma maneira organizada, mas garanto que a maioria das pessoas não chamaria esse som de música.

Disponível em: <https://www.descomplicandoamusica.com/o-que-e-musica/>. Acesso em 23 jul. 2021.

O fragmento define o que é a música de forma simplificada. Como estratégia de construção do texto, o autor faz uso recorrente de:

a) enumerações para sustentar o ponto de vista apresentado.

b) exemplificações para ilustrar a distinção entre a música e outros sons cotidianos.

c) generalizações para sintetizar as diversas percepções sobre o que é a música.

d) adjetivações para descrever os tipos de música.

e) sinonímias para retomar as características das obras musicais.

Fonte: Brasil Escola

Resposta: Letra B. Note que a resolução da questão está dentro do próprio texto. Ao ler o artigo, você consegue identificar que o autor lança mão de exemplos para sustentar seus argumentos. Essa informação está explícita no texto. Assim, fica caracterizado um típico caso de item de compreensão de texto.

Questão de interpretação de texto

Já nas questões de interpretação, o que o avaliador deseja é que você seja capaz de fazer inferências a partir das informações que aparecem. Aqui a resposta da questão está fora do texto, está relacionada com o conhecimento de mundo do estudante. O texto é um ponto de partida.

As questões de interpretação estão relacionadas com a competência 7 da Matriz de Referência e com suas respectivas habilidades:

Competência 7: Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
Habilidades:Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Fonte: Matriz de Referência do Enem

Para deixar isso mais evidente, vamos conferir uma questão do Enem de 2020:

Chiquito tinha quase trinta quando conheceu Mariana num baile de casamento na Forquilha, onde moravam uns parentes dele. Por lá foi ficando, remanchando. Fez mal à moça, como costumavam dizer, tiveram de casar às pressas. Morou uns tempos com o sogro, descombinaram. Foi só conta de colher o milho e vender. Mudou pra casa do velho Chico Lourenço [seu pai]. Fumaça própria só viu subir um par de anos depois, quando o pai repartiu as terras. De tão parecidos, pai e filho nunca combinaram direito. Cada qual mais topetudo, muitas vezes dona Aparecida ouvia o marido reclamar da natureza forte do filho. Ela escutava com paciência e respondia dum jeito sempre igual:

— “Quem herda, não rouba”.

Vinha um brilho nos olhos, o velho se acalmava.

ROMANO, O. Casos de Minas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

Os ditados populares são frases de sabedoria criadas pelo povo, utilizadas em várias situações da vida. Nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com a intenção de:

a) criticar a natureza forte do filho.

b) justificar o gênio difícil de Chiquito.

c) legitimar o direito do filho à herança.

d) conter o ânimo violento de Chico Lourenço.

e) condenar a agressividade do marido contra o filho.

Enem 2020

Resposta: Letra B. Perceba que, nessa questão, para chegar à resposta correta, você precisa inferir que dona Aparecida usa o ditado popular para justificar o comportamento do filho, lembrando ao marido que o menino herdou dele o gênio conflituoso.

Essa informação não está explícita no texto. Para chegar a ela, é preciso fazer uma interpretação com base no que foi dito.

Como fazer uma boa compreensão e interpretação de texto para o Enem: 10 estratégias

A seguir, conheça 10 estratégias de interpretação de texto para o Enem. Lembre-se que o exame dispõe de questões com objetivos claros, porém a desatenção ou a pressa para terminar a prova pode fazer com que sejam mal interpretados.

1. Inicie pelo comando da questão

Iniciar a questão pelo seu comando é uma das formas mais simples de conseguir interpretá-la. O ideal é ler o enunciado mais de uma vez, para ter a certeza do que a pergunta está pedindo. 

Para facilitar, encontre o verbo de comando e grife. A partir dessa compreensão, você conseguirá entender o que deve executar na proposta e terá mais segurança para responder o exercício. 

Exemplo de questão

Para você entender como o comando da questão já permite eliminar várias alternativas erradas, vamos conferir um item do Enem de 2019:

De vez em quando, nas redes sociais, a gente se pega compartilhando notícias falsas, fotos modificadas, boatos de todo tipo. O problema é quando a matéria é falsa. E, pior ainda, se é uma matéria falsa que não foi criada por motivos humorísticos ou literários (sim, considero o “jornalismo ficcional” uma interessante forma de literatura), mas para prejudicar a imagem de algum partido ou de algum político, não importa de que posição ou tendência.
Inventa-se uma arbitrariedade ou falcatrua, joga-se nas redes sociais e aguarda-se o resultado. Nesse caso, a multiplicação da notícia falsa (que está sempre sujeita a ser denunciada juridicamente como injúria, calúnia ou difamação) se dá em várias direções.
Antes de curtir, comentar ou compartilhar, procuro checar as fontes, ir aos links originais.
TAVARES, B. Disponível em: www.cartafundamental.com.br. Acesso em: 20 jan. 2015 (adaptado).

O texto expõe a preocupação de uma leitora de notícias on-line de que o compartilhamento de conteúdos falsos pode ter como consequência a:
A) displicência natural das pessoas que navegam pela internet.
B) desconstrução das relações entre jornalismo e literatura.
C) impossibilidade de identificação da origem dos textos.
D) disseminação de ações criminosas na internet.
E) obtenção de maior popularidade nas redes.

Enem/2019 – PPL

Resposta: Letra D. Note que apenas com a leitura atenta do comando da questão já é possível eliminar várias alternativas. Perceba que o examinador usa a palavra “consequência”, ou seja, ele quer saber um desdobramento do compartilhamento de conteúdos falsos.

Só com essa informação, já podemos riscar as letras A e C, pois ambas indicam problemas anteriores ao compartilham da notícia falsa.

Outra palavra-chave é “preocupação”. Ela indica algo negativo, que pode trazer problemas para alguém. Assim, podemos eliminar também a letra E, pois popularidade nas redes não é uma consequência danosa e não gera preocupação.

Viu que só lendo o comando da questão já foi possível eliminar metade dos itens? Daí, ficamos entre as letras B e D. Como a alternativa B não faz nenhum sentido com o que foi dito no texto, a resposta está na letra D.

2. Identifique o objetivo do texto

Além do comando da questão, identificar o objetivo do texto faz parte das estratégias de interpretação de texto para o Enem. Para isso, você deve se perguntar:

  • Qual é a ideia básica do texto?
  • O que o autor queria mostrar ao leitor?
  • O que todos os parágrafos têm em comum?
  • Se fosse necessário resumir o texto, qual fragmento não poderia faltar?

As questões da prova sempre se referem ao objetivo do texto. Por isso, entender as intenções do autor fará com que a sua interpretação seja mais simples e clara.

É válido dizer que nem sempre interpretamos um texto de forma única. No entanto, compreender a mensagem transmitida ajuda na formação de uma opinião com base em fatos.

3. Grife as palavras mais significativas

Uma forma muito eficaz para melhorar a interpretação é grifar as palavras mais significativas do texto. Dessa forma, você reconhecerá o que há de mais importante no conteúdo e ampliará as chances de responder à questão sem erros.

Em geral, essas palavras-chaves são representadas pelos substantivos e pelos verbos. Afinal, o substantivos dão nome às coisas e os verbos trazem as ações realizadas.

4. Releia a questão pausadamente

Após identificar o verbo de comando, os objetivos do texto e grifar as palavras mais significativas, você deve reler a questão pausadamente. Isso porque a leitura se tornará mais dinâmica e profunda. Inclusive, o ideal é realizar a interpretação de texto para o Enem de parágrafo a parágrafo. 

Uma estratégia interessante é ficar de olho nos termos que atuam como modalizadores discursivos. Mas o que é isso? São palavras que indicam o posicionamento do autor em um texto, conforme você pode ver no quadro abaixo.

MODALIZADORES DISCURIVOS
TipoDescriçãoExemplos
Asseverativos Expressam certeza, podendo ser afirmativos ou negativosafirmativos: sim, com certeza, evidentemente, claramente, absolutamento, sem dúvida, lógico, etc.
negativos: não, de forma alguma, de jeito nenhum, nunca, etc.
DubtáveisExpressam dúvida, impressão ou incertezatalvez, quem sabe, possivelmente, em tese, é provávle que, etc.
DelimitadoresEstabelecem uma delimitação ou um campo de observaçãoquase, tipo de, espécie de, tecnicamente, linguisticamente, matematicamente, geograficamente
DeontológicosExpressam obrigatoriedades, proibições e permissõesnecessariamente, obrigatoriamente, definitivamente, sem exceções, indistintamente, etc.
AfetivosIndicam emoções ou o estado de espírito do autorinfelizmente, curiosamente, espantosamente, sinceramente, francamente, lamentavelmente, etc.

5. Conheça os principais gêneros textuais

Os gêneros textuais são formatos de textos que apresentam uma função social, ou seja, apresentam uma finalidade. São padrões pré-definidos de escrita que foram se consolidando com o tempo. Por exemplo, uma carta, uma receita, uma lista de compras, uma história em quadrinho, um conto, um bilhete, etc.

Exemplo de questão

Muitas vezes, é possível resolver uma questão só identificando a qual gênero o texto pertence. Vejamos uma exemplo do Enem de 2023:

Carta aberta à população brasileira

      Prezados Cidadãos e Cidadãs,
    O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Infelizmente, nosso país ainda não está preparado para atender às demandas dessa população.
     Este é o retrato da saúde pública no Brasil, que, apesar dos indiscutíveis avanços, apresenta um cenário de deficiências e falta de integração em todos os níveis de atenção à saúde: primária (atendimento deficiente nas unidades de saúde da atenção básica), secundária (carência de centros de referência com atendimento por especialistas) e terciária (atendimento hospitalar com abordagem ao idoso centrada na doença), ou seja, não há, na prática, uma rede de atenção à saúde do idoso.
      Diante desse cenário, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) vem a público manifestar suas preocupações com o presente e o futuro dos idosos no Brasil. É preciso garantir a saúde como direito universal.
        Esperamos que tanto nossos atuais quanto os futuros governantes e legisladores reflitam sobre a necessidade de investir na saúde e na qualidade de vida associada ao envelhecimento.
         Dignidade à saúde do idoso!
         Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2014.

Disponível em: www.sbgg.org.br. Acesso em: 20 out. 2021 (adaptado).

O objetivo desse texto é:

a) sensibilizar o idoso a respeito dos cuidados com a saúde.

b) alertar os governantes sobre os cuidados requeridos pelo idoso.

c) divulgar o trabalho da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

d) informar o setor público sobre o retrocesso da legislação destinada à população idosa.

e) chamar a atenção da população sobre a qualidade dos serviços de saúde pública para o idoso.

Enem 2023

Resposta: Letra E. Note que o texto é do gênero “carta aberta”, que tem como objetivo evidenciar o posicionamento de uma instituição ou grupo da sociedade civil sobre determinado tema relevante para a sociedade. Trata-se de uma carta direcionada ao público em geral, sem um remetente específico a princípio. Sabendo disso, já fica claro qual o objetivo do texto.

Agora, o próximo passo é verificar sobre qual tema a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia está se posicionando. Isso fica claro no seguinte trecho: “vem a público manifestar suas preocupações com o presente e o futuro dos idosos no Brasil.” Em outras palavras, a carta não foco em um agente ou em uma ação específica, como o governo ou a legislação.

Ela fala sobre a qualidade dos serviços em geral para a população idosa. Por isso, a alternativa E é a correta.

6. Considere os elementos não verbais

Quando pensamos em estratégias de interpretação de texto para o Enem, não podemos esquecer que algumas questões contam com elementos não verbais, ou seja, pode haver tabelas, gráficos, imagens, charges e assim por diante.

Dito isso, é importante que você também analise esses elementos, pois há possibilidade de encontrar a resposta neles. Uma charge, por exemplo, pode trazer detalhes que contribuem para identificar a alternativa correta.

Exemplo de questão

Para ilustrar essa situação, vamos analisar a questão abaixo:

Arte de “João Montanaro”. Disponível em: <https://relatividade.wordpress.com/2010/11/06/olha-mae-um-twitter/>. Acesso em 23 jul. 2021.

O humor na charge é provocado porque a personagem comete um deslize referente a um dos fatores pragmáticos do texto, sendo ele:

a) a intencionalidade, considerando que o deslize cometido pela personagem foi proposital.

b) a informatividade, pois a personagem desconhece a figura de um pássaro, assim como desconhece o símbolo da rede social mencionada.

c) a situacionalidade, já que a situação comunicativa permite facilmente que um pássaro seja confundido com o símbolo de uma conhecida rede social.

d) a informatividade, uma vez que o humor decorre do fato de que ele não conhece o pássaro e faz referência ao símbolo do Twitter devido ao seu desconhecimento de mundo e conhecimento de mídias sociais.

e) a intertextualidade, visto que a personagem propositalmente menciona a rede social Twitter com a única intenção de que o diálogo entre os textos desperte o humor na narrativa.

Fonte: Brasil Escola

Resposta: Letra D. Para resolver essa questão, é preciso saber interpretar os elementos não verbais da charge. Assim, você consegue fazer um paralelo entre a imagem do pássaro e o símbolo da rede social. É daí que nasce a mensagem que o texto deseja passar ao leitor.

7. Tenha atenção às vozes do discurso

Ter atenção às vozes do discurso é fundamental para uma boa interpretação. Em outras palavras, saber quem está contando e como está contando já garante um passo à frente na compreensão do texto.

Em um poema, por exemplo, é importante saber que existe o eu lírico e o eu poético. Assim como é essencial entender todas as denominações possíveis de um discurso. Para isso, você precisa analisar pronomes e verbos para identificar a voz do texto e conseguir interpretá-lo mais facilmente.

8. Lembre-se das escolas literárias 

Quando a poesia e a prosa caem em uma questão do Enem, normalmente elas reforçam as escolas literárias. Por essa razão, você deve conhecer as principais características de cada um dos períodos para uma melhor interpretação. 

Assim, será mais fácil de encontrar a resposta correta, quando a pergunta fizer referência às particularidades dos movimentos. 

9. Analise a linguagem textual

Analisar a linguagem textual do autor é uma das melhores estratégias de interpretação de texto para o Enem. Isso porque as expressões, as gírias e até mesmo a forma de pontuar pode dizer muito sobre uma mensagem. 

Basta pensar na forma como você se expressa com seus amigos e com seu professor, por exemplo. O tom formal ou informal pode deixar explícito as intenções de um texto. Em razão disso, é importante analisar sempre a linguagem para entender os motivos de o autor ter feito o uso dela. 

Exemplo de questão

Para entender melhor a utilidade da análise textual, vamos conferir uma questão do Enem de 2023:

Era um gato preto, como convinha a um cultor das boas letras, que já lera Poe traduzido por Baudelaire. Preto e gordo. E lerdo. Tão gordo e lerdo que a certa altura observei que ia perdendo inteiramente as qualidades características da raça, que são em suma o ódio de morte aos ratos. Já nem os afugentava! Os ratos de Ouro Preto são também dignos e solenes — não ria — tradicionalistas… descendentes de outros ratos que naqueles mesmos casarões presenciaram acontecimentos importantes da nossa história… No sobrado do desembargador Tomás Antônio Gonzaga, imagine o senhor uma reunião dos sonhadores inconfidentes, com os antepassados daqueles ratos a passearem pelo sótão ou mesmo pelo assoalho por entre as pernas dos homens absortos na esperança da independência nacional! E depois, os ancestres daqueles roedores que eu via agora deslizar sutilmente no meu quarto podiam ter subido pelo poste da ignomínia colonial, onde estava exposta a cabeça do Tiradentes! E quando as órbitas se descarnaram ignominiosamente, podiam até ter penetrado no recesso daquele crânio onde verdadeiramente ardera a literatura, com a simplicidade do heroísmo, a febre nacionalista…

ALPHONSUS, J. Contos e novelas. Rio de Janeiro: Imago; Brasília: INL, 1976.

Descrevendo seu gato, o narrador remete ao contexto e a protagonistas da Inconfidência para criar um efeito desconcertante centrado noAlternativasA

a) desenho imaginativo do casario colonial de Ouro Preto. 

b) efeito de apagamento de limites entre ficção e realidade. 

c) vínculo estabelecido entre animais urbanos e literatura.

d) questionamento sutil quanto à sanidade dos inconfidentes.

e) contraste entre austeridade pomposa e imagem repugnante

Enem 2023

Reposta: Letra E. Note que o autor mescla palavras pomposas sobre os inconfidentes com termos altamente pejarativos sobre seu gato. O objetivo aqui é mostrar como, em um mesmo ambiente, em tempos diversos, poderiam viver seres tão distintos.

10. Esquematize o texto

Esquematizar o texto com as suas próprias palavras, pode ajudar e na compreensão e na interpretação. Fazer um resumo ou criar um mapa mental também pode ser uma excelente estratégia.

É claro que nem sempre será possível seguir essa estratégia para todos os textos, devido ao tempo de prova. Mas, em algumas questões, essa prática pode ajudar muito em uma melhor compreensão da mensagem do autor.

Interpretação de texto é uma prática relevante não apenas para as provas de humanas, como também para as outras áreas de conhecimento contidas na avaliação do Enem. Ou seja, para se dar bem em um exame é fundamental que você saiba interpretar todo o tipo de questão. 

Por isso, não basta estudar somente os conteúdos, é necessário ler bastante e treinar constantemente por meio de simulados e provas anteriores. Inclusive, apostar em estratégias de interpretação de texto para o Enem é uma forma de se dar bem na avaliação. 

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