Tanto relampejar quanto relampear estão corretas e existem na língua portuguesa. Neste artigo, vamos explicar por que uma mesma palavra tem grafias diferentes. Vejamos!

Formas gráficas variantes

Formas gráficas variantes ou formas variantes é o fenômeno que descreve as palavras que possuem mais de uma grafia correta, sem que haja alteração de significado.

Isso ocorre em decorrência do processo de formação da língua e do contexto social. Apesar de haver sempre uma grafia mais recorrente, todas as formas estão certas e de acordo com a ortografia do idioma.

É exatamente isso que ocorre com a dupla relampejar e relampear. Ambas estão registradas no Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (Volp) da Academia Brasileira de Letras.

ex1: Hoje eu não vou sair, porque está relampejando muito.

ex2: Hoje eu não vou sair, porque está relampeando muito.

Vale destacar que há ainda outras formas aceitas para a palavra, como: relampar, relampaguear, relampadear e relampadar.

Formação e classificação

As duas palavras são verbos formados por derivação sufixal:

  1. Relampear: relâmpago + ear;
  2. Relampejar: relâmpago + ejar .

Os sufixos verbais -ear e -ejar são normalmente utilizados para transformar substantivos em verbos.

Relâmpago x Relampo

Por fim, vale ressaltar que os substantivos relâmpago e relampo estão corretos e se referem à descarga elétrica que vem do céu.

ex1: O relâmpago iluminou a cidade.

ex2: O relampo iluminou a cidade.

No vídeo abaixo, você pode conferir um resumo do que tratamos neste artigo:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .