Tanto salvo quanto salvado são termos que existem na língua portuguesa. As duas palavras são formas possíveis do particípio do verbo salvar. Neste artigo, vamos explicar melhor essa situação e mostrar quando usar cada uma das grafias. Vejamos!

Verbos abundantes

Antes de tudo, é importante destacar que salvar é um verbo abundante. De acordo com os gramáticos Celso Cunha e Lindley Cintra, “são chamados de abundantes os verbos que possuem duas ou mais formas equivalentes. […] Na quase totalidade dos casos, essa abundância ocorre apenas no particípio”.

Os professores explicam que, nesses casos, o verbo apresenta dois particípios: um regular (em geral, mais comprido) e outro irregular (mais curto).

No caso do verbo salvar, temos os seguintes particípios: salvo (irregular) e salvado (regular).

Quando usar salvado?

Cunha e Cintra ensinam que devemos usar o particípio regular na constituição de tempos compostos da voz ativa acompanhados dos verbos ter e haver. Nesses casos então, devemos utilizar salvado.

• Eu tinha salvado o arquivo na área de trabalho, mas não estou encontrando.
  • Os ativistas haviam salvado quatro baleias quando os bombeiros chegaram.

Quando usar salvo?

Já o particípio irregular, segundo os gramáticos citados, deve ser usado, de preferência, na voz passiva com o verbo ser e estar. Em outras palavras, nesses casos, devemos utilizar salvo:

• O trabalho está salvo na área de trabalho do computador.
  • Quatro baleias foram salvas pelos ativistas.