Língua Portuguesa, Literatura e Alfabetização

Singapura x Cingapura – qual a forma correta?

Singapura x Cingapura

A reforma ortográfica mudou padronizou a grafia da palavra.

Uma pequena cidade-estado asiática tem chamado atenção de todos pelo seu boom de crescimento nos últimos anos. Falo de Singapura. Ou seria Cingapura? Vejamos!

Reforma ortogrática

Muita gente lembra da reforma ortográfica pelas mudanças que ele promoveu no uso do hífen (veja AQUI) e na acentuação (veja AQUI). Porém, ele vai muito além. Ele também padronizou a grafia de várias palavras homófonas, aquelas que têm o mesmo som. Foi o caso de Singapura.  Até janeiro de 2016, Cingapura também era aceito. Porém, com a entrada em vigor do Acordo Ortográfica, apenas a primeira forma de escrever está correta: Singapura.

Essa mudança está registrada na Base III do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que trata da da homofonia de certos grafemas consonânticos. Veja o texto original abaixo:

3.º Distinção gráfica entre as letras2 s, ss, c, ç e x, que representam sibilantes surdas:

ânsia, ascensão, aspersão, cansar, conversão, esconso, farsa, ganso, imenso, mansão, mansarda, manso, pretensão, remanso, seara, seda, Seia, Sertã, Sernancelhe, serralheiro, Singapura, Sintra, sisa, tarso, terso, valsa; abadessa, acossar, amassar, arremessar, Asseiceira, asseio, atravessar, benesse, Cassilda, codesso (identicamente Codessal ou Codassal, Codesseda, Codessoso, etc.), crasso, devassar, dossel, egresso, endossar, escasso, fosso, gesso, molosso, mossa, obsessão, pêssego, possesso, remessa, sossegar; acém, acervo, alicerce, cebola, cereal, Cernache, cetim, Cinfães, Escócia, Macedo, obcecar, percevejo; açafate, açorda, açúcar, almaço, atenção, berço, Buçaco, caçanje 3 , caçula, caraça, dançar, Eça, enguiço, Gonçalves, inserção, linguiça, maçada, Mação, maçar, Moçambique, Monção, muçulmano, murça, negaça, pança, peça, quiçaba, quiçaça, quiçama, quiçamba, Seiça (grafia que pretere as erróneas/errôneas Ceiça e Ceissa), Seiçal, Suíça, terço; auxílio, Maximiliano, Maximino, máximo, próximo, sintaxe.

Leia mais sobre as alterações trazidas pela reforma ortográfica.

***

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua.

1. Beatriz Leal

Poxa, a Base III não falou sobre a muçarela? Qual está valendo?