A consciência fonêmica consiste no conhecimento sobre um fonema e na habilidade em identificar, segmentar, misturar e manipular os diferentes sons existentes nas palavras. 

No contexto da alfabetização, as crianças precisam desenvolver a consciência fonêmica antes de aprender a ler. Isso porque é fundamental que tenham a capacidade de reconhecer e compreender que a linguagem é composta de sons individuais. 

De forma geral, as crianças adquirem consciência fonêmica a partir do momento em que:

  • conseguem distinguir o primeiro ou o último som de uma palavra;
  • combinam os sons de uma palavra separadamente para soletrá-la;;
  • fazem o reconhecimento de palavras que se iniciam com o mesmo som;
  • sabem fragmentar uma mesma palavra em sons separados.

Neste artigo, vamos falar detalhadamente sobre o assunto. Continue a leitura!

Qual a importância da consciência fonêmica?

A consciência fonêmica é importante, pois se trata de uma habilidade fundamental para o processo de alfabetização. Por meio dela, o aluno desenvolve a capacidade de identificar, pensar e manipular os fonemas/sons das palavras e, assim, o desempenho é melhorado e o vocabulário ampliado. 

Ademais, quando as crianças compreendem que as palavras faladas podem ser divididas em fonemas, elas passam a ouvi-las e manipulá-las sem empecilhos. Em outras palavras, não terão dificuldades em relacionar as letras durante o aprendizado da leitura e escrita. 

Portanto, os alunos com uma boa consciência fonêmica, provavelmente não terão problemas com o processo de alfabetização e tendem a se tornar bons leitores.

Como desenvolver a consciência fonêmica?

Para desenvolver a consciência fonêmica, as crianças precisam aprender uma série de coisas como identificar, isolar e categorizar os fonemas. Somente após esses aprendizados, elas conseguirão manipulá-los para formar palavras. 

De uma maneira geral, aprender a combinar fonemas para formar palavras e segmentar palavras em fonemas, é fundamental para contribuir com o aprendizado da leitura e da escrita. Essas são as duas habilidades mais importantes para a alfabetização. 

Para desenvolvê-las, algumas atividades em sala de aula, como jogos e brincadeiras podem ser realizadas. Veja abaixo alguns exemplos:

1. Reconhecimento e classificação de sons

O reconhecimento e a classificação dos sons de uma palavra é muito importante e, para isso, o professor pode realizar uma atividade com o uso das palmas. A cada sílaba de uma palavra, uma palma é dada. Além disso, o professor também pode pedir que as crianças identifiquem as diferenças e semelhanças entre palavras parecidas, como casa e caca, por exemplo.

2. Combinação de sons para formação de palavras

Uma outra atividade que pode ser feita por meio de brincadeira é a combinação de sons para formar palavras. O professor inicia falando os sons de algumas palavras de forma lenta, incentivando os alunos a completá-las. 

3. Adição/subtração/substituição de fonemas para a formação de novas palavras

Ainda pensando em formar novas palavras, uma outra opção é o professor fazer a seleção de algumas palavras com sons semelhantes e apresentá-las às crianças fazendo a adição, subtração ou substituição de alguma letra para mostrar as inúmeras possibilidades de formação de novas palavras. 

Dicas para desenvolver a consciência fonêmica

O desenvolvimento da consciência fonêmica é mais eficaz quando as crianças aprendem a manipulação de fonemas e percebem os movimentos que a boca faz, durante a pronúncia dos sons das palavras. 

Por esta razão, investir no apoio visual, como o espelho, por exemplo, pode trazer resultados mais significativos no reconhecimento dos fonemas. Além disso, é importante trabalhar uma atividade de cada vez, ou seja, respeitando o tempo necessário de cada aluno para absorver uma a uma. 

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