Uma locução verbal é o encontro de dois verbos desempenhando a função de apenas um. Elas são formadas pela união de um verbo auxiliar e um principal. Neste artigo, vamos detalhar melhor esse conceito. Vejamos!

Flexão

Nas locuções verbais, o verbo auxiliar sofre a flexão para indicar tempo, modo, número e pessoa verbal.  Já o verbo principal aparecerá em uma das formas nominais: gerúndio, particípio ou infinitivo:

• Ele estava chegando, mas teve de retornar por conta de um imprevisto. (verbo auxiliar ‘estava’ + verbo principal no gerúndio ‘chegando’).
  • Quando cheguei, ele havia partido. (verbo auxiliar ‘havia’ + verbo principal no particípio ‘partido’).
  • Pode acontecer tudo hoje. (verbo auxiliar ‘pode’ + verbo principal no infinitivo ‘acontecer’).

Locução verbal e tempos compostos

As locuções verbais formadas com os verbos auxiliares “ter” e “haver” combinadas com o particípio formam os chamados tempos compostos. Vejamos alguns exemplos:

• Eles tinham saído mais cedo hoje.
  • Amanhã pela manhã, eu já terei terminado essa tarefa.
  • Quando cheguei em casa, minha esposa já havia feito o jantar.

Principais verbos auxiliares das locuções verbais

Na língua portuguesa, os verbos auxiliares usados com mais frequência em uma locução verbal são:

• Ir: “Vou passear”
  • Estar: “Estou estudando”
  • Poder: “ Pode acontecer”
  • Haver: “Havia feito”
  • Ter: “Tinha falado”