Para ser possível se comunicar usamos palavras como a base de uma conversação, mas, sabemos que o conjunto de palavras formam uma ideia, e consequentemente também formam frases. Mas, você sabe o que é uma frase?

Aqui vamos mostrar como pode ser a estrutura das frases, quais tipos de frases existem, a diferença entre frase, oração e período, e principalmente, como utilizar as frases em textos, e sua construção.

O que é frase?

Frase é uma ou um conjunto de palavras, que formem sentido completo, mesmo que não tenha verbo

Como exemplo: Socorro! Essa é uma frase que possui sentido, formada por apenas uma palavra e sem a necessidade de um verbo.

Quais são os tipos de frases?

Temos dentro da estrutura linguística portuguesa cinco tipos de frases distintos, veremos abaixo quais são:

Frase imperativa

As frases imperativas podem dar o sentido de ordem ou pedido. Se apresentam nas formas afirmativa e negativa. Ex: Não faça isso. (negativa)

Componha-se agora. (afirmativa)

Frase declarativa

São frases que têm por intuito prestar uma informação, podendo ser afirmativas ou negativas. Ex: Vamos sair agora. (forma afirmativa)

Não vamos sair hoje. (forma negativa)

Frase interrogativa

Já esse tipo de frase é utilizado quando é feito um questionamento, e pode ser feito de forma direta, ou indireta. Ex: Pode me informar as horas, por favor? (direta)

Gostaria de saber que horas voltará. (indireta)

Frase exclamativa

São uma maneira de expressar sentimentos, de diferentes formas.

Ex: Puxa vida! Perdemos de novo.

Nossa! Que pena que não fomos ao parque.

Frase optativa

Essas são as frases que expressam desejos, votos.

Ex: Seja feliz!

Frase verbal e frase nominal

As frases nominais são aquelas que não possuem em sua estrutura um verbo, como podemos ver nos exemplos:

– Que sorvete delicioso!

-Muito obrigada pela dica.

Já as frases verbais possuem ao menos um verbo, ou uma oração, em sua estrutura.

Exemplo: Esse é o sorvete mais delicioso que já tomei na vida.

Preciso que me dê uma dica sobre o presente.

Como construir cada tipo de frase?

As frases podem ser compostas por apenas uma ou mais palavras, desde que tenham sentido completo. Exemplos: Socorro!

Finalmente chegou!

Mas os períodos, simples ou compostos, auxiliam na formação de frases mais longas, com a ideia do enunciado. E os tipos de frase colaboram nesse sentido, já que os sinais de pontuação vão indicar o contexto em que as frases serão lidas.

Uma vez que ao lermos, não existe entonação, a pontuação é quem supre essa função.

Exemplos: Gostaria de saber as horas. (frase declarativa)

Pode me informar as horas, por favor? (frase interrogativa)

Preciso saber que horas são! (frase afirmativa)

Nem quero saber que horas são. (frase negativa)

Como usar cada tipo de frase no texto?

Para utilizar da melhor maneira as frases em títulos e subtítulos, é possível uma estrutura mais simples, com ou sem verbo e com uma ou mais palavras, mas que dê uma rápida ideia do tema a ser tratado.

Exemplos: Corpo de bombeiros e sua história. (como título)

As brigadas de cada corporação. (como subtítulo)

Já as orações devem ser formadas para que unidas dentro dos períodos, alcancem de forma clara o sentido desejado, tornando as frases completas, com sentido e de fácil compreensão. E cada tipo de frase ajuda a passar um modelo de ideia importante na hora de escrever um texto, auxiliando a informar de forma clara e rápida o que cada frase quer dizer.

Exemplos: Vá embora agora, pois fecharão o espaço em alguns minutos. (período composto por duas orações, formando uma frase com sentido completo)

Abriremos o restaurante em meia hora. (período simples formado por uma oração, que resulta numa frase com sentido completo)

Em alguns casos é indicado o tratamento intravenoso, porém como nem sempre é possível, vou receitar alguns comprimidos caso o quadro se agrave. (período composto formado por quatro orações, que formam uma frase de sentido completo.

Diferença entre frase, oração e período

A oração é composta sempre por um verbo ou locução verbal, mas nem sempre sozinha possui um sentido completo. Cada oração possui um único verbo ou locução verbal.

Exemplo: A casa pegou fogo.

Já o período é uma frase que foi formada por uma ou mais orações, e pode ser classificado como período simples ou composto. No caso do período simples, a frase é composta por apenas uma oração, ou seja, apenas um verbo.

Ex: Já acabamos por aqui.

E quando o período é composto, há mais de um verbo, mais de uma oração na sua constituição.

Ex: Já acabamos por hoje, mas voltaremos amanhã.

A frase é uma sentença que pode ser formada por uma ou mais palavras, ou por uma ou mais orações que formam um período, porém que apresente sempre um sentido lógico.

Exemplo: A casa pegou fogo, mas os bombeiros impediram que o fogo consumisse tudo.