Pergunta do leitor: Como é a grafia correta da palavra “Socioeconômico”?

Afinal, a forma correta é socioeconômico ou socio-econômico? Devemos ou não utilizar o hífen? Neste artigo, vamos resolver essa questão e mostrar como ficou a regra do hífen com o prefixo “socio”. Vejamos!

Antes e depois da Reforma Ortográfica

Até 15 de janeiro de 2016, as duas grafias eram possíveis. Tanto sócio-econômico quanto socioeconômico estavam corretos.

Contudo, com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico, apenas a forma socioeconômico passou a ser considerada certa.

Ex1: Os efeitos socioeconômicos da pandemia serão sentidos por vários anos.

Ex2: A situação socioeconômica do país precisa melhorar.

Ex3: O pesquisador realizou um estudo do impacto socioeconômico das medidas do governo.

Hífen com o prefixo “socio”

De acordo com a Reforma Ortográfica, todas as palavras formadas pelo prefixo “socio” devem ser escritas sem hífen, com exceção das começadas com “o” e com “h”.

Ex: sócio-humanitário, sócio-ontológico, sociocultural, socioemocional.

Vale destacar que, quando o segundo termo começar com “r” ou “s”, essas letras devem ser dobradas.

ex: sociossimbólico e sociorreligioso.

Significado de socioeconômico

Socioeconômico é um adjetivo composto formado por derivação prefixal: socio + econômico.

Segundo o dicionário Priberam, a palavra indica aquilo que é relativo aos elementos e problemas sociais em sua relação com os elementos ou problemas econômicos.

Substantivo

ATENÇÃO: A regra não se aplica quando a palavra “sócio” não for prefixo. Neste caso, a palavra exerce a função de substantivo.

Ex: Sócio-fundador.

Nesse caso, trata-se de um substantivo.

Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao vídeo que fizemos sobre se a grafia correta é sócio-cultural ou sociocultural:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua.